Governo do Amapá entrega qualidade de vida aos pacientes do Creap
Em evento alusivo à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, foram entregues 50 cadeiras de roda e 40 aparelhos auditivos.
50 cadeiras de rodas foram entregues hoje
Neste sábado, 28, o Governo do Amapá, através do Centro de Reabilitação do Amapá (Creap), entregou 50 cadeiras de rodas e 40 aparelhos auditivos para pacientes cadastrados no Programa de Concessão de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (Opmal).
O evento praticamente zerou a fila dos remanescentes de 2019 e 2020, que tiveram as entregas atrasadas devido a pandemia que causou a redução na produção dos dispositivos adaptados. O Creap vai prosseguir, portanto, contemplando os cadastrados em 2021.
O fisioterapeuta de órteses e próteses do Creap, Enéas Martins, afirma que cada cadeira é desenvolvida de acordo com as necessidades diárias dos pacientes cadastrados no Opmal.
"Analisamos largura, profundidade e demais especificidades dos pacientes, para que as cadeiras gerem, principalmente, comodidade", completou o fisioterapeuta.
O pedreiro Raimundo Mendes, de 57 anos, buscou a cadeira de rodas para o neto Arthur, de 3 anos. A expectativa é que de agora em diante a criança consiga interagir melhor fora de casa.
"O transporte do meu neto era feito de forma manual. Essa cadeira veio em boa hora. Agora ele vai conseguir sair para interagir com outras pessoas", disse o avô, emocionado.
Para a fonoaudióloga do Creap, Thaís Bastos, a entrega dos aparelhos auditivos oferece grandes possibilidades no desenvolvimento da comunicação dos pacientes.
"São pessoas que conviviam com a audição prejudicada e que normalmente têm dificuldade em manter uma comunicação de qualidade. Algumas vão precisar também de acompanhamento profissional para desenvolver a fala e o aparelho é de grande ajuda para o processo de adaptação a essa nova realidade de ouvinte", disse a fonoaudióloga.
A autônoma Edilma Cardoso, de 43 anos, acredita que ganhar o aparelho mudará completamente a socialização com as pessoas.
"Esse aparelho veio para facilitar minha vida. Vou conseguir ouvir as pessoas e compreender, porque eu escuto, mas as vezes não compreendo. Ele veio para transformar a minha vida e me proporcionar dias melhores e eu só tenho a agradecer", comemorou a paciente.
Durante a programação também foram realizados os pré-moldes de 44 pacientes que estão na fila para receber aparelhos auditivos. O pré-molde é um procedimento em que o profissional usa uma massa para moldar o ouvido do paciente e realizar a adaptação do aparelho, que leva em média de 1 a 2 meses para ficar pronto.
Para receber as órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, é necessário comparecer ao Creap com documentos de identificação e encaminhamento médico. Em seguida o paciente é submetido a uma avaliação realizada por uma equipe multidisciplinar composta por um neurologista, fisioterapeuta, psicólogo e assistente social, para saber exatamente suas necessidades.
O Governo do Amapá já distribuiu este ano 366 cadeiras manuais e motorizadas aos pacientes, além de equipamentos como órtese, andadores, aparelhos auditivos e próteses. Trata-se de uma parceria com o Ministério da Saúde.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!