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Dignidade Menstrual: bolsistas do Amapá Jovem arrecadaram 9 mil absorventes íntimos para doação

Após a mobilização feita nos polos do programa, haverá o dia “D” para que a população também realize suas doações.

Por Jamylle Nogueira
02/09/2021 15h01

Na sexta-feira, 10, haverá o dia D de arrecadação

Nesta quinta-feira, 2, o Governo do Amapá iniciou a terceira etapa da campanha Dignidade Menstrual, com o intuito de mobilizar os bolsistas do Amapá Jovem para arrecadação de absorventes íntimos que serão doados para pessoas que vivem em vulnerabilidade social. A ação está sendo coordenada pela Secretaria Extraordinária de Políticas Para a Juventude (Sejuv). 

A bolsista do Amapá Jovem, Eline Bousse, 20 anos, destaca a pobreza menstrual é uma realidade vivenciada por muitas mulheres. A jovem descreveu, que já precisou sair no meio da aula, por não ter absorventes em sua bolsa e nem condições de comprar naquele momento.

“Se a gente tiver um olhar mais sensibilizado para a causa vai poder ver que muitas mulheres que estão na maternidade Mãe Luzia, não têm dinheiro para comprar fraldas, e consequentemente, também não tem condições financeiras de comprar absorventes", destacou Eline.

Ela contou que já precisou de absorventes e não tinha dinheiro naquele momento para comprar.

"Eu já ajudei muitas amigas que também não tinham. Então, essa campanha não se trata apenas da entrega desses produtos, mas ela é um ato de amor com mulheres que precisam dessa atenção especial”, frisa Eline.

O projeto foi oficializado em julho e durante este período foram realizadas duas etapas: a primeira foi a capacitação dos monitores e bolsistas do Amapá Jovem que formaram uma comissão que tem o apoio de uma equipe técnica de psicólogos, biomédicos e assistentes sociais. A segunda, foi a conscientização através de rodas de conversas realizadas em todos os polos.

A arrecadação dos absorventes íntimos faz parte da terceira etapa, e o intuito é que todos os municípios participem.  A meta estipulada foi de 10 mil absorventes, porém, só em Macapá foram arrecadados 5 mil e nos demais municípios foi arrecadado 4 mil o que contabiliza 9 mil produtos apenas na primeira semana.

Para mobilizar os jovens cada polo realizou ações como cinema, torneio de futebol, vôlei, pedágios e entre outras atividades onde o requisito para participação era doar um pacote de absorvente.

“O intuito é arrecadar o maior número possível após a mobilização feita com os bolsistas e monitores do programa. Na próxima sexta-feira, 10, vamos promover o dia “D”, onde nossos jovens vão para supermercados, distribuir panfletos de conscientização motivando a população a fazer sua doação e conhecer mais sobre a campanha”, destaca o secretário extraordinário de políticas para a juventude, Pedro Filé.

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