Agência Amapá
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Governo de Clécio Luís atinge a marca de 100 dias com intervenções decisivas na saúde, educação, gestão, desenvolvimento e segurança pública

Em entrevista coletiva, o chefe do executivo fez um balanço das principais ações realizadas até o momento.

Por Redação
10/04/2023 00h00

Nesta segunda-feira, 10, a gestão do governador do Amapá, Clécio Luís e do vice, Teles Júnior, completou 100 dias. Para marcar a data, o chefe do executivo estadual fez um balanço das principais medidas tomadas até hoje e anunciou o que vem pela frente, a exemplo da volta da Expofeira, evento que impulsiona o setor agropecuário, econômico e turístico do estado.

Em entrevista coletiva, o gestor ressaltou que tem cumprido com o que se comprometeu durante campanha eleitoral e falou sobre três importantes eixos de governo: saúde, educação e segurança pública.

"Eu disse que a saúde seria prioridade imediata, absoluta e inegociável. E é isso que temos feito desde que fomos empossados no dia primeiro de janeiro de 2023. No dia 2 de janeiro, conforme tínhamos nos comprometido, Telinho e eu, amanhecemos no Hospital de Emergências, o Pronto Socorro. E de lá para cá, nós já avançamos muito", disse Clécio Luís.
Saúde
Na saúde, em três meses de governo, foi lançado o programa Zera Fila, com a realização de 1.143 cirurgias. As consultas médicas totalizaram 18.779, o que corresponde a 188 atendimentos por dia. O novo governo implantou a Operação Dr. Teles para retirar pacientes dos corredores do Hospital de Emergência Osvaldo Cruz.

Além disso, as obras na estrutura do HE já avançaram em 85%. Foram reformados 50 ambientes, sendo 14 enfermarias entre clínico e cirúrgicos, 24 banheiros, sala de medicação, sala de curativo, recepção central, laboratório, sala vermelha, 5 salas de repouso, sala de triagem, consultórios, reestruturação da UTI e entrega de leitos que ampliou em 150% a oferta de vagas.

em medicamentos, insumos, próteses e órteses, além de equipamentos. A gestão entregou 32 novos leitos no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), cuja capacidade passou de 175 para 207 leitos, que também irão receber pacientes que aguardam procedimentos cirúrgicos no HE, ajudando a desafogar o atendimento.

O novo governo também entregou 8 leitos de UTI e respiradores no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), melhorando a qualidade do atendimento prestado aos pequenos pacientes. Mais 94 leitos estão sendo equipados e devem ser entregues em breve.

Em 100 dias de gestão, o governo garantiu o retorno para casa de pacientes que estavam internadas há meses e até anos no HCA por conta da necessidade de oxigênio. O estado adquiriu os respiradores mecânicos necessários para que eles pudessem continuar o tratamento junto à família.

Outro avanço importante na saúde, foi a ordem de serviço para a construção do Centro de Radioterapia. O será construído, na Zona Norte de Macapá no último sábado, 8. O centro que irá oferecer assistência para pacientes em tratamento oncológico deve ser concluído no prazo de um ano.

No Hospital Estadual do Município de Santana, as obras seguem a todo vapor com previsão de entrega até o final deste semestre. Nos municípios de Ferreira Gomes, Oiapoque e Porto Grande as obras nos hospitais continuam em ritmo acelerado.

"Nós temos muitas ações a prestar contas nas áreas do meio ambiente, cultura, turismo. Mas em resumo nós priorizamos a saúde. Em 100 dias de governo nós colocamos a mais na saúde R$ 104 milhões, tudo para a média e alta complexidade. Por isso estamos conseguindo fazer essas intervenções. Além disso, priorizamos gestão, segurança pública, educação e desenvolvimento. Claro, que tem muito ainda a se fazer, ainda estamos distantes do que queremos e do que a população merece, mas já tivemos grandes vitórias em 100 dias. Nós não vamos parar", destacou, Clécio Luís.
Educação
O retorno das aulas 100% presenciais nas escolas foi citado pelo gestor, que reforçou ainda que vários prédios das escolas da rede estadual estão em obras para melhorar a estrutura ofertada aos alunos. Outra iniciativa é a Central do Enem, que garante aulas para estudantes da terceira série do ensino médio no contraturno escolar, aumentando as chances do ingresso no ensino superior. Trinta viaturas da Polícia Militar também vão reforçar as rondas policiais em torno das escolas.

Segurança pública
Em três meses de gestão, cerca de 15 operações de combate ao crime organizado foram deflagradas no Amapá. As ações resultaram na prisão de mais de 200 suspeitos de diferentes crimes. O governo também formou 114 novos policiais civis que ainda este mês estarão nas ruas, . São 20 delegados, 22 oficiais de polícia e 72 agentes de polícia. 134 novos policiais penais também estão em curso de formação, prestes a serem empossados.