Novo Barão: alunos e funcionários se surpreendem com espaço que reúne arquitetura original e moderna
Com estudantes e trabalhadores emocionados, a escola de 75 anos de existência inicia uma nova página de sua história.
As merendeiras Gezabel Cabral e Darcy Pena trabalham juntas há 30 anos e estão empolgadas com o espaço revitalizado.
Na sexta-feira, 3, o coração da estudante ketlhen Silva, 15 anos, bateu mais forte quando viu a Escola Estadual Barão do Rio Branco restruturada e pronta para receber os alunos. “Há beleza em cada detalhe, fiquei surpresa com tudo o que foi feito e estou ansiosa pra voltar!”, declara a jovem.
A estudante, Isabela Araújo, 14 anos, ficou encantada com o corredor do colégio, onde há fotos de sua irmã, que foi aluna destaque do Barão. “Me orgulho de prestigiar a foto dela e de outros alunos que se destacaram aqui. Um dia quero ter a minha foto aqui também!”, revela.
Apaixonado por tecnologias, o aluno Jhon lenno, 14 anos, faz planos para usar o novo laboratório de informática da escola. “Ter um espaço como esse vai me auxiliar nas pesquisas, estou muito feliz”, disse.
É a primeira vez que Gabriel Almeida, 12 anos, estudará no Barão. Apaixonado por livros, por incentivo de sua mãe, a professora Divanete Santos, ele já tem seu lugar favorito no prédio. “Eu sempre tive vontade de estudar no Barão, e saber que terei uma sala de leitura linda e ampla como essa me deixa muito feliz”, diz o garoto.
Além de Gabriel, Divanete Santos tem outros quatro filhos que estudaram na escola onde ela é professora. "O Barão é muito mais que meu local de trabalho: esse lugar faz parte da minha história. Ver o prédio revitalizado é a realização de um sonho", diz a trabalhadora.
O Barão faz parte da história do estudante do 8º ano Miguel Galvão: sua bisavó também foi aluna e percorreu os corredores da escola décadas atrás. Agora, o menino descobre os espaços do prédio restaurado. "Gostei muito da Sala de Planejamento, que é um lugar onde vamos poder fazer trabalhosem grupo com todo o conforto", disse.
A alegria com o novo espaço tomou conta das merendeiras Gezabel Cabral e Darcy Pena, que há 30 anos, t fazem alegria da garotada com a merenda escolar. “Começamos a trabalhar no mesmo dia e estou muito feliz de estarmos juntas novamente neste momento especial”, disse Gezabeli.
A professora de educação especial, Maria das Graças Oliveira, não conteve as lágrimas quando viu o espaço amplo, lúdico e adaptado para receber seus alunos. “Eu me emociono com o olhar sensível para nossas crianças especiais”, ressalta.
Prestes a se aposentar, o professor de matemática Francisco Marques formará mais uma turma na escola que reúne nostalgias e novidades. “Toda minha carreira foi dedicada ao Barão. Saber que nosso colégio contribui para a formação de tantos jovens não tem preço”, finaliza Francisco.
E é assim, com funcionários e estudantes cheios de alegria e expectativas, que o Barão do Rio Branco começa mais uma página de seus 75 anos de história.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!