Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá capacita técnicos para atualização dos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro

Atualmente o Amapá possui dez municípios que compõem o mapa e seis que necessitam de revisão para serem inseridos em 2021.

Por Da Redação
06/09/2021 16h28

Técnicos dos municípios de Santana, Macapá e Mazagão receberam capacitação nesta segunda-feira, 6

Nesta segunda-feira, 6, o Governo realizou a oficina sobre o processo de atualização do Mapa do Turismo Brasileiro para técnicos das pastas de cada município. O evento foi coordenado pela Secretaria de Estado do Turismo do Amapá (Setur).

A capacitação está dividida em cinco momentos que correspondem às regiões turísticas do Amapá. Começando pelo Meio do Mundo que contempla os municípios de Macapá, Santana e Mazagão. Os demais são Vale do Jari: Laranjal do Jari e Vitória do Jari. Tumucumaque e Cachoeiras: Ferreira Gomes, Porto Grande, Pedra Branca e Serra do Navio. Lagos e Pororoca: Cutias do Araguari, Itaubal, Tartarugalzinho, Pracuúba e Amapá. Cabo Orange: Calçoene e Oiapoque.

As secretarias de turismo são as responsáveis pelo cadastro de informações para as atualizações. O Governo do Estado está fornecendo suporte para que os municípios estejam alinhados conforme os critérios obrigatórios estabelecidos pelo Ministério de Turismo. Entre eles, é necessário ter um órgão ou entidade responsável pela pasta de Turismo, ter um Conselho Municipal de Turismo ativo, além de prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastur.

Vera Nunes é a presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Mazagão e está recebendo capacitação. Para ela, ter o município que representa inserido no mapa é sinônimo de oportunidade.

“Vai trazer muitos benefícios. Porque se estiver cadastrado, será mais fácil para encontrar as belezas que têm no nosso Amapá”, afirma a participante.

Ao fazer parte do mapa, as regiões recebem benefícios como, acesso a recursos federais, divulgação pelo MTur nacional e internacionalmente, apoio para trabalhar com eventos e atrações.

A diretora de Desenvolvimento da Setur, Adriana Rodrigues, ressalta que a entrada de todas as localidades da região no mapa, vai gerar maior visibilidade para as atividades locais.

“O Amapá com o Ecoturismo está sendo muito visado. Existe essa necessidade de inserirmos os municípios para que o Ministério do Turismo possa ver com outros olhos e investir”, explica a diretora.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!