Articulação com a bancada federal busca reforço para a segurança pública
Secretário da Sejusp, Gastão Calandrini, esteve em Brasília para buscar apoio de deputados e senadores
“Entregamos aos deputados federais e senadores uma planilha com as principais necessidades e prioridades para a segurança pública no Estado. Uma vez garantidos, esses recursos servirão, principalmente, para o aparelhamento dos órgãos de segurança e a compra de itens como armas, viaturas, início e conclusão de obras”, informou Calandrini.
Outra meta do programa que já está sendo articulada é a criação do Fundo Estadual de Segurança (FES). O secretário Calandrini reitera que as conversações com os deputados que compõem a “bancada da segurança” já estão bem adiantadas.
“Alguns desses deputados são servidores da segurança pública. Por isso, acreditamos no empenho deles para a aprovação do fundo. Será um grande avanço para as forças de segurança”, avalia Gastão Calandrini.
Valorização
Outra medida prevista no plano é a valorização do servidor da segurança. O secretário reitera que não se trata apenas de política salarial, mas também de outras medidas para beneficiar os funcionários.
“Quanto a recursos humanos, o plano prevê a agenda do servidor, uma política de valorização do atual governo. Trata de vários interesses do servidor, não só de reajuste salarial, mas plano de carreira, capacitação, qualificação, previdência e vários outros assuntos, para que nosso funcionário de se sinta motivado para servir à população”, pondera Calandrini.
O programa
O Programa Estadual de Proteção ao Cidadão - Mais Segurança foi lançado no dia 18 de maio pelo Governo do Amapá. Tem como objetivo proporcionar segurança pública à sociedade de forma integrada, buscando maior eficácia e excelência nas ações voltadas para a proteção ao cidadão.
Uma das metas é a redução significativa dos índices de criminalidade no Estado. Para isso, prevê ações de curto, médio e longo prazo envolvendo todos os órgãos de segurança: Secretaria de Segurança Pública (Sejusp), polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Técnico-Científica (Politec), Fundação da Criança e do Adolescente (Fcria), Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), dentre outros.
O programa foi elaborado a partir de pesquisa de opinião com servidores da área de segurança e público externo.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!