Em 10 dias, Governo do Amapá imuniza mais de 47 mil pessoas contra sarampo e gripe influenza
Ação, em parceria com a Opas, alcança moradores de cinco municípios e segue até o dia 18 de setembro.
A varredura vacinal contra o sarampo ocorre de casa em casa.
O Governo do Estado imunizou 47.506 amapaenses nos primeiros dez dias da campanha de vacinação de casa em casa contra gripe e sarampo, que iniciou em 30 de agosto e segue até 18 de setembro. A varredura vacinal percorre os municípios de Macapá, Santana, Mazagão, Porto Grande e Oiapoque por meio de um trabalho conjunto entre Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
Os municípios foram escolhidos levando-se em conta o número de notificações para sarampo, em que Macapá concentra o maior número de casos, e também pelo critério de fronteira, como no caso de Oiapoque.
A feirante Ana Maria, de 61 anos, é moradora do bairro Fonte Nova, em Santana, e acredita que a ação auxilia pessoas que encontram dificuldades em sair de casa, como os idosos, especialmente devido à pandemia de covid-19.
"Sinto maior segurança em poder me vacinar em casa, sem as aglomerações que poderia encontrar em outros ambientes”, declarou Ana Maria.
Até o momento, foram 24.389 amapaenses imunizados contra a influenza e 23.117 contra a tríplice viral, que, além de proteger contra o sarampo, imuniza contra a rubéola e a caxumba.
Até o dia 9 de setembro, a campanha alcançou, em Macapá, 9.691 pessoas contra o sarampo, 9.843 contra influenza; em Mazagão, foram 1.767 pessoas imunizadas com a tríplice viral e 1.409 para influenza; Porto Grande, 2.024 doses de tríplice viral foram aplicadas e 1.710 para influenza; em Oiapoque, 4.410 pessoas receberam a tríplice viral e 1.923 influenza; e em Santana 5.324 foram imunizadas com a tríplice viral e 9.504 influenza.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!