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Amapá inicia a criação do sistema do Observatório da Despesa Pública

Sistema personalizado atenderá necessidades específicas do Estado

Por Redação
14/06/2016 15h27

Servidores da Controladoria Geral do Estado (CGE) que irão operar o Observatório da Despesa Pública (ODP) no Amapá receberam capacitação do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle. O evento ocorreu entre os dias 6 e 10 de junho, em Brasília (DF).

Após o treinamento, o ODP iniciou a fase de criação do sistema, adequado às demandas de cada Estado. Segundo Arionildo Barbosa, coordenador do Observatório, a União disponibiliza a metodologia para que cada Estado tenha a oportunidade de fazer essa construção de acordo com os dados que estão disponíveis para a administração. “Criar o nosso próprio sistema é importante porque vamos levar em conta a realidade do Estado e as informações que temos disponíveis. Isso deixa o trabalho personalizado”, explicou.

Até o final de 2016, o Amapá deverá elaborar o planejamento referente à área de compras, produzindo informações gerenciais e de auditoria, de acordo com a metodologia disponibilizada no treinamento.

O objetivo do ODP é contribuir para o aprimoramento do controle interno e funcionar como ferramenta de apoio à gestão pública. Os resultados gerados pela unidade servem como insumo para realização de auditorias e fiscalizações conduzidas pela controladoria, bem como para informar aos gestores sobre indicadores gerenciais relativos à realização de gastos, de modo a permitir análises comparativas, subsidiando a tomada de decisões para melhoria da aplicação dos recursos.

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