Agência Amapá
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Governo do Estado e Ministério da Saúde fazem diagnóstico e investigação do surto de síndromes gripais no Amapá

Técnicos iniciaram os trabalhos nesta terça-feira, 16, para definir as ações emergências de enfrentamento no estado.

Por Redação
16/05/2023 00h00

Após solicitação do Governo do Estado, uma equipe com 10 técnicos do Ministério da Saúde (MS) está em Macapá acompanhando a situação de emergência na saúde pública do Amapá, que enfrenta um surto de síndromes gripais e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Nesta terça-feira, 16, os profissionais estiveram no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) e do Pronto Atendimento Infantil (PAI). 

O grupo acompanhou de perto a superlotação das unidades, e recebeu os dados atualizados de pacientes com a doença e a cobertura vacinal nos municípios, que chegou a 31% nesta terça, depois da mobilização feita pelo governo. A equipe ajudará no diagnóstico e investigação do surto, reforçando o Centro de Operações de Emergência (COE) do estado.

Além disso, o MS vai enviar kits de análise laboratorial e medicamentos, e mais especialistas, sendo 20 voluntários da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), que já estão mobilizados, entre eles médicos pediatras e intensivistas, enfermeiros e fisioterapeutas.

Pela manhã, a reunião com técnicos da Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) resultou na elaboração de uma escala de monitoramento das unidades hospitalares, para acompanhamento presencial dos casos.

Entre as ações apresentadas já em andamento está a análise de 180 amostras que estão sendo enviadas ao Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA), que é ligada à Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA-MS).

O Hospital Universitário (HU) também foi foco da discussão, por ser uma alternativa potencial acessível para o problema enfrentado no atualmente. O HU tem capacidade para ampliar o quantitativo de leitos e assistência aos pacientes afetados pelas síndromes.

Para o assessor de gabinete do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e Urgência da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Fausto Soriano, as medidas a serem adotadas precisam ser estudadas e diagnosticadas para frear o aumento de casos.

“Nós já temos em mente uma quantidade de profissionais que podemos trazer para o Amapá, mas as visitas vão nos guiar para a realidade e nos auxiliar a identificar a necessidade desses locais. E então podemos contabilizar a quantidade exata de profissionais e equipamentos e insumos que vamos distribuir”, completou Fausto Soriano.

Após a reunião, as equipes seguiram em monitoramento para verificar a situação de outras unidades de atendimento. Durante a tarde, o grupo seguiu para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) das Zonas Sul e Norte da capital, Hospital da Vila Amazonas, Hospital Estadual de Santana, e ao Laboratório Central de Saúde Pública do Amapá (Lacen).

O mapeamento vai definir os principais setores onde vão atuar os voluntários. Durante as tratativas, os agentes do Ministério da Saúde destacaram a necessidade da ampliação da vacinação contra a gripe e a garantia de abastecimento, para evitar o aumento dos casos de infecções respiratórias agudas, que precisam de atendimento nos hospitais.