Abertura da IX Feira de Ciências e Engenharia do Amapá evidencia a vocação das crianças no ensino básico
O evento, realizado pelo Governo do Estado, iniciou com apresentações culturais e palestras sobre educação especial. A programação segue até o dia 24 de setembro.
A primeira palestra foi da doutora em Educação, Cristina Delou
Iniciou na manhã desta terça-feira, 21, a IX Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (Feceap). O evento, organizado pelo Governo do Estado e que faz parte do Circuito Nacional e Internacional de Feiras Científicas, contou com apresentação cultural de músicas regionais com a cantora amapaense Mayara Braga e participação de representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seed), além da primeira palestra da edição.
A abertura foi marcada pela primeira palestra do evento, ministrada pela psicóloga e doutora em Educação, Cristina Delou, com o tema: "A importância de o professor identificar a dupla excepcionalidade na educação básica". Para ela o debate sobre o assunto é de extrema importância.
"O professor de educação básica precisa ficar atento para identificar qual a vocação científica dos estudantes que apresentam dificuldade em alguma área de ensino, como escrita e leitura, por exemplo. Essas crianças podem ter algumas falhas em determinadas áreas, mas em outras elas costumam ser extremamente inventivas, criativas e inovadoras, tendo que ser acompanhados por um educador de ensino especial", ressaltou.
A programação se estende até o dia 24 de setembro de forma online no canal do YouTube da Seed.
Acompanhe ao vivo através do link: https://www.youtube.com/c/SeedAP
Segundo o coordenador da Feceap, Gilvandro Pantaleão, a realização dessa edição é uma soma dos bons resultados das edições anteriores.
“Foi um grande desafio realizar a Feceap de forma online e o resultado está sendo satisfatório. Para chegarmos nesses nove anos de feiras realizadas, foram muitas horas de trabalho e diálogo com professores, buscando a excelência nas produções científicas", disse o coordenador.
Para a secretária adjunta de políticas de Educação, Neurizete Nascimento, a feira é fundamental para o incentivo à pesquisa para crianças e jovens.
“É extremamente importante o incentivo aos nossos estudantes para ajudar no desenvolvimento de tecnologias que darão retorno à nossa sociedade, com a participação das escolas e coordenações pedagógicas que devem compreender que a Feceap faz parte do projeto pedagógico das instituições durante todo o ano”, afirmou.
Acompanhe a programação completa e a ordem de apresentação em: http://bityli.com/feceap2021
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!