Agência Amapá
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMUNICAÇÃO

'Para nós é uma oportunidade de trabalho', comemora empreendedora com retorno da Expofeira pelo Governo do Amapá

A autônoma Ediana Batista já se organiza para comercializar bebidas e alimentos durante 52ª Expofeira do Amapá

Por Redação
16/06/2023 09h00

A moradora do bairro Fazendinha, Ediana Batista, é uma das empreendedoras que comemora a realização da 52ª Expofeira Agropecuária pelo Governo do Amapá, após quase 10 anos. A autônoma já está se organizando para vender bebidas, alimentos e vagas de estacionamento privado durante o evento.

“Para nós é uma oportunidade de trabalho e já estou organizando um local para estacionamento dos veículos. Junto disso quero abrir venda de alimentos e bebidas fora da área do parque. A Expofeira gera renda para todos”, destacou Ediana.

Os preparativos para o retorno da Expofeira, uma das mais tradicionais vitrines para a produção e inovação agropecuária do estado, já iniciaram. Na manhã de quarta-feira, 14, fizeram a ocupação do Parque de Exposições da Fazendinha, onde tradicionalmente ocorre o evento. O governador pontuou que o objetivo central é gerar oportunidades de negócios tanto para produtores agrícolas e pecuaristas, quanto para quem comercializa bens e serviços, gerando renda e aquecendo a economia do estado.

“Essa Expofeira será voltada para negócios e incluirá desde o pequeno, que vai vender no período na feira, até ao grande investidor, que poderá adquirir produtos inovadores e tecnologia”, ressaltou Clécio Luís.

A volta da Expofeira, junto com a expansão da demanda nos bairros do entorno do parque de exposições, também aumenta as expectativas do comerciante Marciano Rodrigues.

“Para o comércio dos bairros é excelente, pois desde quem frequenta até quem vende dentro do parque, compra aqui conosco. Além de ser um dos eventos mais aguardados pela gente, certamente teremos uma boa movimentação financeira”, enfatizou Rodrigues.

Aquecimento da economia
Segundo o vice-governador, Teles Júnior, a Expofeira possui como efeitos tanto o aquecimento econômico imediato, quanto os resultados de negócios firmados durante a feira, que repercutirão na qualidade da produção também a médio e longo prazo.

“São dois impactos econômicos. Um deles são as empresas e empreendedores que estarão aqui, beneficiados pela movimentação no parque, que é imediata. Outros resultados são a partir de investidores, com acesso à tecnologia e insumos, e voltam para o campo com meios para aumentar a produção, gerar mais empregos e renda. Esse é o chamado efeito externo”, concluiu Teles Junior.

O espaço para a Expofeira é estimado em cerca de 33 mil metros quadrados, o que equivale a aproximadamente 10% de toda a área do Parque de Exposições da Fazendinha.

Serão mais de 800 estandes de exposição destinados às empresas, produtos e negócios inovadores e eficientes para o setor produtivo. Haverá espaços dedicados também aos empreendedores populares, além de cinco praças de alimentação para incentivo a quem tem na gastronomia a principal fonte de emprego e renda.