Agência Amapá
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MICRO-PRODUTORES

Governo do Amapá lança 1ª Conferência de Assistência Técnica e Extensão Rural para aperfeiçoar ações da agricultura familiar

Início das atividades reuniu produtores rurais e equipe técnica no Parque de Exposições da Fazendinha.

Por Redação
20/07/2023 10h30

O Governo do Amapá lançou na quarta-feira, 19, a 1ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural para aperfeiçoar e consolidar as políticas públicas de desenvolvimento do setor produtivo e da agricultura familiar. O início das atividades reuniu produtores rurais, técnicos e engenheiros do setor no Parque de Exposições da Fazendinha.

Sob coordenação do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural (Rurap),  foram apresentadas as dinâmicas que irão direcionar a construção de diretrizes, identificar prioridades e traçar estratégias para os desafios da extensão rural nos municípios do Amapá.

"Queremos mostrar para os nossos produtores que vamos estar junto com eles, para orientá-los e garantir uma boa produção. Mas, para isso, estamos garantindo ao setor, através dessa conferência, quais os caminhos prioritários que devemos ter em relação ao melhoramento do nosso trabalho em relação à agricultura familiar", disse o diretor-presidente do Rurap, Dorival Santos.

 

Santos acrescenta que, agora, o próximo passo são debates nas localidades do interior do estado, começando pelos municípios de Vitória e Laranjal do Jari, já no mês de agosto. Serão 24 ciclos, com escolhas de delegados e representantes, para realização da conferência estadual.

Para a agricultora e presidente da Associação de Extrativistas de Santana, Dejanira Ferreira, as discussões sobre extensão rural necessitam da ampla participação dos produtores. “Necessitamos muito da assistência técnica no campo e esperamos que nesta ação possamos ter um único caminho de atividades para a agricultura”, disse.

Novos incentivos para o setor rural

A extensão rural no estado possui mais de 200 técnicos e engenheiros, distribuídos em 21 escritórios nos 16 municípios. Um dos incentivos para a ampliação das atividades no municípios foi . 

Em abril, o , por meio de cooperação com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), para aquisição de equipamentos tecnológicos que vão beneficiar pequenos criadores da pecuária.