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Procon-AP fiscaliza empresas aéreas após denúncias de voos cancelados no aeroporto de Macapá

As linhas com destino a Belém foram suspensas na madrugada desta sexta-feira, 14, e passageiros ficaram sem explicações.

Por Redação
14/07/2023 17h19

O Instituto de Defesa do Consumidor no Amapá (Procon-AP) fiscalizou nesta sexta-feira, 14, as empresas áreas que atuam no estado, após denúncias de passageiros que tiveram os voos cancelados de Macapá/Belém e Belém/Macapá, no Aeroporto Internacional de Macapá Alberto Alcolumbre.

As equipes asseguraram os direitos dos consumidores que não conseguiram embarcar aos seus destinos desde a madrugada desta sexta. Alguns passageiros ainda não teriam recebido o suporte da empresa. Com a atuação do Procon-AP, eles foram encaminhados para um hotel até o horário dos voos. 

De acordo com as empresas, o cancelamento das linhas ocorreu por conta de uma queda de energia, que provocou falhas no gerenciamento da Torre de Controle. A responsável por este serviço, também foi notificada e deve informar até segunda-feira, 17, a lista de passageiros afetados e os procedimentos que foram adotados para dar suporte aos consumidores. 

Segundo a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as empresas devem informar o motivo do cancelamento por escrito ao passageiro, podendo ele optar pela reacomodação, reembolso ou a execução do serviço por outra modalidade de transporte. A reacomodação deve ser gratuita, em data e horário de conveniência do passageiro. 

Os consumidores que se sentirem prejudicados de alguma maneira, podem procurar o Procon-AP para que sejam tomadas as medidas cabíveis. 

Serviço 
O Procon-AP está localizado na Av. Henrique Galúcio, 1155-B, bairro Central. Para denúncias ou orientações aos consumidores, basta ligar para o número 151.