Agência Amapá
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMPETIÇÃO

Governo do Amapá apoia 4ª edição da Corrida de São Tiago, em Mazagão

Evento esportivo será no dia 23 de julho. Estado investiu R$ 1,2 milhão para as comemorações dos 246 anos da Festa de São Tiago.

Por Redação
11/07/2023 09h16

No dia 23 de julho, a estrada que liga Mazagão Novo à Vila Histórica de Mazagão Velho vai se transformar em pista para os 500 atletas inscritos na 4ª edição da Corrida de São Tiago. O evento esportivo é realizado com apoio do Governo do Amapá e celebra os 246 anos da tradicional Festa de São Tiago.

A corrida de rua terá percurso de 6 quilômetros, com largada às 6h30, em Mazagão Velho. Quem realizou a inscrição, que já foi finalizada, vai receber um kit com camisa, chip e medalha produzidos pela Secretária do Desporto e Lazer (Sedel), que também vai garantir hidratação para os participantes e troféus para os campeões das categorias.

"O Governo do Amapá está sempre buscando fomentar todas as práticas esportivas, com a corrida que homenageia São Tiago, não seria diferente. Reunimos esforços para garantir o apoio ao evento, destacando o potencial esportivo dos amapaenses”, declarou o secretário de Desporto e Lazer, Rudney Cunha.

A entrega dos kits para os participantes será realizada no dia 21 de julho, no Estádio Olímpico Zerão. Além de ser uma modalidade tradicional, é um evento que recebe competidores de várias partes do estado.

"Estamos indo para a 4ª edição do evento, que vai crescendo a cada ano. Agora, com o apoio do Governo do Amapá, nossa corrida ganhou ainda mais prestígio e segurança. Vamos reunir atletas de toda parte para celebrar a história da comunidade de Mazagão”, ressaltou Marcel Oliveira, coordenador da corrida.

Neste ano, o Governo do Amapá está investindo . A programação gratuita, que reúne fé e tradições, será realizada de 16 a 28 de julho.

Festa de São Tiago

A Festa de São Tiago ocorre desde 1777 e conta a aparição do padroeiro como um soldado anônimo, que lutou ao lado do povo cristão contra os mouros e garantiu a vitória no conflito. A história foi trazida para o Amapá a partir da transplantação da cidade de Mazagão em Marrocos, na África, para o Brasil.

A tradição inclui rituais religiosos, cavalhadas e teatro a céu aberto. Tem como ponto alto a encenação das batalhas nos dias 24 e 25 de julho, quando é celebrado o Dia de São Tiago.