Agência Amapá
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Governo do Amapá repassa R$ 1,2 milhão em recursos para a Festa de São Tiago em Mazagão Velho

Governador, Clécio Luís, esteve na Vila Histórica da cidade, neste sábado, 8, e entregou também a Central de Atendimento ao Turista.

Por Redação
08/07/2023 19h00

Neste sábado (8), o governador, Clécio Luís, oficializou o repasse de R$ 1,2 milhão para a realização da tradicional Festa de São Tiago 2023, na Vila Histórica de Mazagão Velho, e entregou ao Município, a Central de Atendimento ao Turista (CAT). A programação gratuita, que reúne fé e tradições, será realizada de 16 a 28 de julho.

O termo de fomento foi assinado pela secretária de Estado da Cultura em exercício, Marina Beckman, em um evento que reuniu a comunidade ao som do batuque do grupo Nossa Senhora da Assunção, padroeira do município, e as margens do rio, no Barracão de São Tiago. 

Para o governador, o recurso representa investimento para a cultura, para a preservação da história, turismo, economia e também para a autoestima da população mazaganense.

"É uma das maiores festas do Amapá. É a história recontada pelos próprios moradores há 246 anos. Mesmo estando no início da gestão, estamos garantindo o apoio para que essa festa seja cada vez melhor, com incentivo ao turismo, gerando emprego e renda, e resguardando a nossa ancestralidade, cultura e identidade que pulsa aqui em Mazagão”, declarou Clécio Luís.

A moradora de Mazagão Velho, Laura Nunes, de 70 anos, está ansiosa para a festa deste ano. Ela e a família moram em frente ao Barracão de São Tiago. Ela conta que gosta de ficar no pátio da casa, vendo o movimento.

"Todo ano é uma maravilha. E este será melhor ainda com o governador Clécio estando aqui. É um momento em que a gente vê a cidade movimentada. As pessoas conhecendo a nossa história", disse, empolgada.

A novidade este ano é o investimento que está sendo feito, pela primeira vez, na programação da Festa de São Tiago para as crianças.

"Esse é um investimento na festividade com estrutura, figurino, vestuário, alimentação, pintura da igreja, locação de animais e ônibus. E é a primeira vez que o investimento chega para a festa das crianças, já que esse era um desejo da comunidade. Estamos ativamente ajudando a realizar essa festa”, ressaltou a secretária de Cultura em exercício, Marina Beckman.

Tradição
A Festa de São Tiago ocorre desde 1777 e conta a aparição do padroeiro como um soldado anônimo, que lutou ao lado do povo cristão contra os mouros e garantiu a vitória no conflito. A história foi trazida para o Amapá a partir da transplantação da cidade de Mazagão em Marrocos, na África, para o Brasil.

A tradição, que completa 246 anos em 2023, inclui rituais religiosos, cavalhadas e teatro a céu aberto. Tem como ponto alto a encenação das batalhas nos dias 24 e 25 de julho, quando é celebrado o Dia de São Tiago.

“Para nós, como comunidade, é uma satisfação receber a visita do governador, fazendo o repasse para a realização da nossa festa. Isso é muito importante pra gente. Que São Tiago nos proteja e sintam-se todos convidados a participar da programação este ano”, convidou Alexandre Queiroz, presidente do Instituto Cultural da Festa de São Tiago.

Ponto facultativo
No evento foi assinado pelo governador Clécio Luís o decreto estadual nº 6.221/2023 que declara ponto facultativo no serviço público estadual no dia 25 de julho. Além do fomento, o Estado investe na festa com prestação de serviços em várias áreas, como turismo, cultura, saúde, segurança pública e empreendedorismo. 

Atendimento ao turista
Em junho, a Festa de São Tiago foi inserida no , o que agrega valor à região como destino turístico. Também neste sábado, o Governo do Amapá fez a cessão para a Prefeitura de Mazagão, de um prédio onde funcionará o Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

“Hoje é um dia de festa, com fomento para potencializar ainda mais esse festejo que agora faz parte do calendário nacional. No nosso programa de regionalização, estamos fazendo a identificação turística para valorizar a vila e informar quem visita Mazagão Velho, além de fazer a cessão do CAT, que auxilia e tira dúvidas dos nossos turistas. A gestão estadual trabalha para abranger todos os 16 municípios”, pontuou a secretária de Estado de Turismo, Anne Monte.

O repasse da administração do espaço foi solicitado pelo Executivo municipal, para que no local funcione a Fundação Municipal de Cultura e Turismo (MazagãoCult), com um balcão de atendimento do CAT.

“É muito importante esse ato da visita do Governo, com o anúncio de um fomento tão alto, investindo na cultura e nas tradições. É uma honra contar com esses parceiros que estão aqui, porque fazem as coisas acontecerem para o desenvolvimento do nosso estado. Que a Festa de São Tiago seja um sucesso”, afirmou o prefeito de Mazagão, Dudão Costa.

O senador Randolfe Rodrigues participou da cerimônia e anunciou que a festividade em Mazagão Velho vai receber as visitas de Nabil Adghoghi, embaixador de Marrocos no Brasil, e de Luís Faro Ramos, embaixador de Portugal no Brasil. Eles representam as origens que influenciaram na festividade.

“A festa de São Tiago é do povo do Amapá, pertence ao povo de Mazagão, mas precisa ser apresentada ao mundo. E a presença dos embaixadores demonstra a importância dessa festividade. Essas cidades voltam a se reunir, celebrando a paz e união, mas não deixando de esquecer a história, a escravidão sobre o povo preto, sobre os africanos. Que essa seja a mais bela festa, de união de povos e continentes”, discursou Randolfe Rodrigues.

Também neste sábado, o governador Clécio Luís, o senador Randolfe e os secretários de Governo participaram da entrega da kit com equipamentos para segurança alimentar de batedeiras de açaí; inaugurações das escolas municipais Raimundo Borges e Tia Iracema, assim como do Terminal Fluvial Municipal de Passageiros na margem do Rio Beija-Flor, na orla de Mazagão.