Agência Amapá
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FÉRIAS

Governo do Amapá monta forte esquema de segurança para o Macapá Verão

Plano estratégico inclui drones equipados com visão noturna e reforço nas escalas policiais para garantir a tranquilidade da população.

Por Redação
07/07/2023 20h20

O Governo do Amapá anunciou nesta sexta-feira, 7, o esquema de segurança para a população durante os eventos do mês de julho, incluindo o Macapá Verão. Efetivos da Polícia Militar (PM), da Polícia Civil (PC), e do Corpo de Bombeiros (CBM) vão atuar sob a coordenação da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) em vários pontos da capital e no interior do estado, com policiamento preventivo, ostensivo e repressivo. 

Haverá, ainda, ambulâncias para atendimentos médicos e primeiros socorros. A Sejusp também colocará policiais dos setores de inteligência, descaracterizados, no meio da população, para prevenir eventuais sinistros e delitos. O investimento com os plantões extras será de R$ 200 mil.

"Apesar do curto período para agregar o planejamento com as forças de segurança do Estado, conseguimos programar o esquema de segurança e, por determinação do governador, Clécio Luís, foi autorizado o pagamento da escala extra remunerada aos policiais. Vamos garantir que a população de bem possa assistir aos shows com tranquilidade ", disse José Neto.

Polícia Militar

Para o primeiro show, que acontecerá neste sábado, 8, na Praça Barão do Rio Branco, na área central da capital, foram destacados 120 policiais militares que atuarão em viaturas realizando rondas, patrulhamento a pé, além do patrulhamento eletrônico com o emprego de drones e da unidade móvel de monitoramento da corporação.

De acordo com a PM, em cada evento previsto para o mês das férias em que for solicitada a presença dos militares, haverá um destacamento dos profissionais, de acordo com a estimativa de público. O comandante-geral, coronel Adilton Corrêa, destaca, ainda, que conta com o reforço de 300 policiais que estão participando do curso de formação de sargentos da PM.

"A segurança pública nos quesitos material humano, logístico e bélico está disponível para a proteção do cidadão amapaense", disse o comandante.Dentre as ocorrências mais comuns atendidas pela PM em festas desta natureza estão os furtos e a embriaguez ao volante. Para coibir a prática, os batalhões o Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) e Policiamento de Trânsito (BPTran) atuarão realizando blitze em pontos estratégicos.

O diretor de Operações da PM, coronel Costa Júnior, assegura que o policiamento de rotina nos bairros de Macapá e de outros municípios do estado não serão afetados.

"Quando montamos um planejamento, nunca mexemos nas escalas que estão realizando o trabalho cotidiano. Em casos como este, de planejamento emergencial usamos forças além do que já está previsto para o trabalho de rotina", explicou o diretor.

Polícia Civil

A Polícia Civil trabalhará com cerca de 40 servidores a mais distribuídos nas centrais de flagrantes para atender a população.Haverá, ainda, equipes da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) para a proteção do local e policiais do setor de inteligência.

"Teremos policiais distribuídos em regiões estratégicas que farão levantamento de informações para ajudar na investigação de eventuais crimes durante o evento, além de prevenir e evitar que tais crimes possam ocorrer", informou o delegado-geral da Polícia Civil do Amapá, Cezar Vieira.

Corpo de Bombeiros

Todo o aparato do Corpo de Bombeiros para prestar atendimentos emergenciais médicos ou primeiros socorros está garantido. De acordo com o comandante-geral, coronel Alexandre Veríssimo, ainda não houve o pedido formal das vistorias necessárias para averiguar a segurança das estruturas que irão abrigar os artistas e os espectadores, mas a Diretoria Contra Incêndio e Pânico da corporação já foi destacada para atuar.

Verissimo explicou que profissionais estão escalados para fiscalizar as estruturas e expedir o alvará de funcionamento ou não até mesmo durante o evento.

"Caso haja algo que não apresente segurança suficiente para os participantes do show, iremos notificar e informar que não há possibilidade de manter em funcionamento", explicou Veríssimo.