Agência Amapá
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INTERNACIONAL

Imprensa guianense repercute participação do governador Clécio Luís na 12ª reunião da Comissão Transfronteiriça Brasil/França

Encontro que ocorreu nos dias 3 e 4 de julho, em Caiena, retomou cooperação para o desenvolvimento da região de fronteira entre os dois países.

Por Redação
07/07/2023 14h00

A participação da comitiva brasileira na 12ª reunião da Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça Brasil/França (CMT), realizada nos dias 3 e 4 de julho, em Caiena, foi destacada pela imprensa guianense. O grupo foi copresidido pelo governador do Amapá, Clécio Luis, e pelo diretor do Departamento de Europa do Itamaraty, ministro Flavio Goldman.

O encontrou marcou a retomada da cooperação bilateral em busca do desenvolvimento econômica e social da fronteira que une o Brasil e a França, através do Amapá e da Guiana Francesa.

Jornalistas de veículos de TV, rádio, web, jornal e revista acompanharam as tratativas da reunião da CMT e entrevistaram o governador Clécio Luis.

"A cooperação transfronteiriça entre Brasil e França está tomando forma novamente", descreveu Marie-Claude Thebia no .

Gérôme Guitteau, do , afirmou que "os brasileiros estavam entusiasmados", com uma "impressionante delegação de cerca de 100 pessoas".

"Essa cooperação ainda vai dar muitos frutos positivos para o povo da Guiana e do Amapá", afirmou o governador Clécio Luis em . No bate-papo, ele também citou o avanço das tratativas para a flexibilização do visto, o transbordo de produtos na ponte binacional e a pavimentação da BR-156, além do fortalecimento da segurança e policiamento na região de fronteira.

A para o governador do Amapá, que aproveitou o encontro para convidar o governo francês para mostrar na COP30, a ser realizada em Belém no ano de 2025, os resultados dessa cooperação bilateral.

"Foi um encontro muito franco entre os dois países, que destacou suas dificuldades, suas preocupações, seus anseios também e, por fim, tive a sensação de que conseguimos dar sentido à cooperação entre Amapá, Guiana, Brasil e França. Não posso esquecer que daqui a 2 anos, na Amazônia, haverá a COP, e sugerimos que durante esse evento possamos ter uma posição comum entre nossos dois territórios da Guiana e do Amapá”, afirmou Clécio.

No considerou que a reunião da CMT não gerou grandes decisões, no entanto, afirmou que foi uma retomada e evidenciou um "aquecimento das relações entre os dois países" após 4 anos de "corte" nas relações diplomáticas entre Brasil e França.

A densa comitiva brasileira, composta em sua maioria por amapaenses, também foi destacada pela , na publicação desta semana.

"As intervenções estiveram todas relacionadas com desejos comuns em matéria de segurança e defesa, mas também económica, cultural e até garimpo e pesca ilegal. Assuntos aos quais o governador do Estado do Amapá, Clécio Luís Vilhena Vieira, marcou seu envolvimento ao se apresentar nestes dois dias com uma centena de representantes", escreveu a jornalista Anaïs Bernadine.