Setembro Amarelo é tema de discussão no Cram Bem-Me-Quer Macapá
Palestras sobre valorização da vida e a preservação da vida como Direito Constitucional foram temas do evento.
Setembro é o mês dedicado à prevenção ao suicídio e o Governo do Estado vem realizando ao longo do mês uma série de ações voltadas à questão. Nesta quarta-feira, 29, a Secretaria Extraordinária de Política para Mulheres (SEPM) realizou um café da manhã para acolhidas e atendidas pelo órgão com palestras sobre a valorização da vida e a preservação da vida como Direito Constitucional.
O dia 10 de setembro é o Dia Mundial de prevenção ao Suicídio e o debate e a conscientização são imprescindíveis, sobretudo às mulheres vítimas de violência que podem chegar por este caminho, pois muitas delas estão fragilizadas e não conseguem sair do ciclo de violência.
O índice de mortes por suicídio é muito maior entre os homens, porém, as tentativas são maiores entre as mulheres, segundo um estudo feito pelo Observatório do Nordeste para Análises Sociodemográficas da covid-19, em março deste ano.
Na ocasião, a psicóloga do Cram Bem-Me-Quer-Macapá, Hanna Nery, pontuou algumas ações que se deve perceber com pessoas que podem estar com perfil suicida e de que forma se pode ajudar.
Na segunda palestra, a advogada Sônia Ribeiro falou sobre “A preservação da Vida como Direito Constitucional” para dez mulheres que tem relação com o Cram Macapá.
Também foi realizada dinâmicas desenvolvidas pela fisioterapeuta Alissa Alencar, com danças e performances.
Para a gerente do Cram Bem-Me-Quer Macapá, Núbia Gonçalves, o café da manhã é mais uma forma de mostrar a essas mulheres que elas não estão sozinhas. Estão amparadas e acolhidas.
“A vida e o bem-estar de cada uma de vocês aqui é muito importante para a nossa equipe. Por isso sempre o nosso esforço em proporcionar manhãs como essa tão produtivas”, comentou
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!