Tratamento do tabagismo será reforçado pela Sesa nas unidades de saúde
60 profissionais de Saúde da Família, que atuam em Unidades Básicas de Saúde de 11 municípios, participam do treinamento
A capacitação teve início na manhã desta quarta-feira, 15, e prepara os profissionais para a implantação de um atendimento especializado ao fumante nas unidades de saúde de todos os municípios do Amapá. A intenção é agregar práticas já existentes a outras políticas públicas de saúde que viabilizem, além da infraestrutura e atendimento, o financiamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de medicamentos utilizados no tratamento do tabagismo.
Para a aquisição dos medicamentos, o Inca deverá receber das coordenações estaduais de Controle do Tabagismo e do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, informações necessárias para realização do tratamento que vai auxiliar no quantitativo de compra de medicamentos.
De acordo com dados disponibilizados pela Vigilância de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigel), em 2014 a capital amapaense tinha 8% de fumantes. Para a Coordenadora do Programa do Tabagismo na Atenção Básica, Assunção Rocha, esse percentual pode ser maior. “Esses números têm como base pessoas que foram entrevistadas por telefone, mas esse número pode ser maior. Com a implantação desse atendimento especializado, além de tratar o fumante, fica melhor de termos números mais próximos da nossa realidade e, com isso, desenvolver um trabalho mais abrangente”, ressaltou a coordenadora.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!