Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Covid-19: Governo do Amapá já distribuiu mais de 1 milhão de doses de vacina e aplicações ultrapassam 600 mil 

Estado montou estratégia que garantiu entrega de imunizantes para os 16 municípios; a vacinação é dos principais fatores para a queda dos números da pandemia no estado.

Por Redação
07/10/2021 22h41

Até o momento, 81,83% da população vacinável do Amapá já recebeu pelo menos a primeira dose da vacina.

O Governo do Amapá alcançou a faixa de 1.042.463 de doses distribuídas para os 16 municípios do estado. O avanço da imunização é um dos pilares defendidos pelo Executivo estadual para salvar vidas e garantir o retorno gradual e responsável de diversas atividades que foram afetadas durante a pandemia. 

Covid-19: Amapá tem queda de 83,33% nos óbitos e melhora classificação de risco de contágio

Conforme o boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira, 7, no Amapá, a população vacinável é de 569.316 pessoas. Deste total, até o momento,  81,83% receberam a primeira dose da vacina; e 38,25% foram imunizadas com a 2ª dose, 3ª dose e dose única. Até o momento, 683.566 das vacinas foram aplicadas - a aplicação é de responsabilidade das prefeituras. 

O Governo montou uma estratégia para assegurar que as vacinas cheguem aos municípios em condições de armazenamento adequadas e em tempo hábil, para isso, a entrega às cidades mais distantes da capital, como Oiapoque, Laranjal do Jari e Vitória do Jari, é feita por via aérea, pela Superintendência de Vigilância em Saúde com apoio dos órgãos de segurança. A força-tarefa alcança, inclusive, os amapaenses que vivem em áreas remotas, como os índigenas, os quilombolas e os ribeirinhos. 

Distribuição por Município: 

  • Amapá: 11.118 
  • Calçoene: 10.891 
  • Cutias: 8.759 
  • Ferreira Gomes: 9.341 
  • Itaubal: 8.505 
  • Laranjal do Jari: 60.050 
  • Macapá: 604.007 
  • Mazagão: 39.977 
  • Oiapoque: 27.688 
  • Pedra Branca do Amapari: 17.187 
  • Porto Grande: 27.387 
  • Pracuúba: 5.003 
  • Santana: 147.891 
  • Serra do Navio: 7.494 
  • Tartarugalzinho: 24.720 
  • Vitória do Jari: 20.056 
  • DSEI²: 12.389 

TOTAL ESTADO: 1.042.463 

“O Amapá é um dos estados com a maior redução de óbitos por covid-19. Isso é associado ao avanço da imunização. O nosso trabalho continua, as medidas de proteção são fundamentais e a vacinação deve ser a mais célere possível”, destacou o superintendente de Vigilância em Saúde, Dorinaldo Malafaia. 

Novo normal 

O avanço da imunização possibilitou o retorno gradual e responsável de atividades essenciais e não essenciais. Entre os segmentos mais afetados pelas medidas de segurança sanitária está o da educação.  

Em agosto de 2021, diante do cenário de baixo risco para covid-19, o Governo do Amapá permitiu o ensino híbrido nas escolas, possibilitando aulas presenciais e remotas. Para isso, a imunização dos trabalhadores do setor foi priorizada. 

Covid-19: Governo promove ‘Dia D’ para vacinar profissionais da educação com dose única

Há dez anos em sala de aula, o professor de biologia da Escola Estadual Mário Quirino, Otávio Almeida, destaca que enfrentou o período mais desafiador da carreira. Para o educador, o retorno das aulas presenciais representa o resgate da educação. Ele conta que se sente mais seguro em lecionar já que foi imunizado com a vacina Janssen, em dose única. 

“Durante a pandemia, eu me preparei e me atualizei sobre práticas educacionais e o mecanismo da internet. As aulas presenciais ainda fazem muito a diferença. Ao adotar o ensino híbrido, a ideia é conseguir mobilizar os alunos a participar e aprender mais”, disse. 

Além de priorizar a imunização desses trabalhadores, para um retorno seguro as aulas, o Governo do Amapá também pactuou com os municípios a vacinação do público de 12 a 17 anos. 

Governo publica novo decreto de proteção à vida e pactua vacinação contra covid-19 para adolescentes

O estudante do 9º ano do ensino fundamental, Thiago Costa, de 15 anos, destaca que ter o contato direto com o professor torna a aula bem mais produtiva. Agora, de volta à sala de aula, ele espera avançar no ensino e melhorar o rendimento escolar. O adolescente já recebeu a primeira dose da vacina Pfizer e aguarda a segunda. 

“Para mim, o retorno das aulas presenciais garante um aprendizado melhor, pois nós temos um acompanhamento mais de perto com o professor”, relatou o aluno. 

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!