Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Hospital de Emergência alerta para os cuidados para evitar queimaduras

De acordo com os dados estatísticos, no ano de 2015 foram 317 casos registrados.

Por Redação
16/06/2016 09h45
O Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital de Emergência (HE) registrou no primeiro semestre deste ano 124 atendimentos a vítimas de queimaduras. De acordo com os dados estatísticos, no ano de 2015 foram 317 casos registrados.

As festividades juninas estão apenas começando e os cuidados devem ser redobrados, uma vez que nesse período a exposição a fogos de artifício é muito frequente bem como acidentes decorrentes da mesma.

São diversas as causas de queimaduras como, óleo, água quente, dentre outros líquidos superaquecidos. A chama direta, ocasionada geralmente por explosões de líquidos inflamáveis, é o tipo de queimadura mais grave entre os casos que dão entrada no HE. As crianças representam a maior parte das vítimas dessa triste estatística.

O enfermeiro chefe do CTQ, Daniel Fernandes, diz que ainda não teve registros de vítimas envolvidas com fogos de artifícios e faz o alerta para que os pais não deixem explosivos à disposição de crianças. “Esses tipos de casos ainda não foram registrados aqui no CTQ este ano, mas o correto é os pais ou responsáveis não deixarem a criança se apropriar desses artefatos, pois, assim, evita que venham acontecer acidentes e evita também que a entrada de casos de queimados venha aumentar no hospital”.

Cuidados

Daniel explica como se deve proceder nos casos de acidente com queimaduras. “Dependendo dos casos, se não for com produtos corrosivos como, a soda cáustica, a primeira iniciativa é colocar a área lesionada sob água corrente e fria. Isso deve ser feito pelo máximo período de tempo possível para esfriar a lesão. Se o local não é resfriado, a lesão vai aumentar e o calor se dissipará pela área atingida”, explica o enfermeiro.

Ele lembra ainda que não deve ser colocado nenhum tipo de substância no local lesionado. “Nem pó de café, cremes contra assaduras e nem mesmo manteiga podem ser passado no local onde está lesionado. Isso não deve ser feito, pois aumenta consideravelmente os riscos de infecção”, finaliza Daniel.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!