Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

120 anos de Amapá: Governo do Estado realiza atendimentos de cidadania com incentivo ao empreendedorismo formal

Com diversos órgãos em atividade durante a programação do aniversário da cidade, a intenção do Governo é incentivar empreendedores para a formalização.

Por Redação
22/10/2021 13h08

O serviço levou atendimentos do Super Fácil Empreendedor

Nesta sexta-feira, 22, o Governo do Amapá celebrou os 120 anos do município de Amapá com ações de cidadania de diversos órgãos, ofertadas em uma unidade móvel do Super Fácil.

O serviço levou atendimentos do Super Fácil Empreendedor, que reúne órgãos como a Agência Amapá, Junta Comercial (Jucap), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Instituto de Desenvolvimento Rural (Rurap), Sebrae, Agência de Fomento (Afap) e Corpo de Bombeiros (CBM).

De acordo com a diretora do Super Fácil, Patrícia da Silva, o cidadão receberá orientações específicas para o empreendimento formalizado e para abertura de novos negócios.

"Para o aniversário do município, mobilizamos esse novo serviço, que é o Superfácil Empreendedor, onde vamos orientar os cidadãos para expansão dos seus empreendimentos através das possibilidades de fomento e com todo apoio de órgãos fiscais", afirmou.

As ações de cidadania também estão realizando a emissão de certidões e carteiras de identidade, além da entrega de documentos que foram solicitados na última ação, realizada no mês de setembro.

Manoel Filho, de 49 anos, procurou a unidade móvel para receber orientações sobre o programa Minha Primeira Empresa, da Agência Amapá. Ele relatou que mora há 6 anos no município de Amapá, e que, após trabalhar 4 anos como empregado, optou por abandonar o emprego e dar início no empreendedorismo, fundando uma construtora.

"Tenho três filhos, sendo um recém-nascido e por isso tive a ideia de abrir a construtora, com a intenção de absorver a demanda existente aqui no Amapá e evitar que o dinheiro seja levado para fora, gerando economia e renda para o município. Já venho buscando executar meu sonho há bastante tempo, mas nunca tive oportunidade, com esse atendimento na unidade móvel eu consegui assistência e recebi toda a orientação necessária para dar início na minha empresa", ressaltou.

Serviços

A Afap orientou os empreendedores através de linhas de crédito para diversos segmentos, assim como a Agência Amapá de Desenvolvimento Econômico reuniu dados para cadastro no Programa Minha Primeira Empresa, sendo que o município de Amapá, proporcionalmente, é o município com maior número de inscritos, totalizando 42 empreendedores.

A Sefaz também realizou atendimentos para emissão de taxas pendentes e regularização fiscal de inscrições jurídicas. O CBM atuou com visitas técnicas em empresas para orientação sobre segurança e direcionamento para correções, caso identificadas irregularidades.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e o Rurap realizaram a Feira Itinerante da Agricultura, com 15 boxes para exposição e comercialização de produtos e cursos de fotografia e de empreendedorismo, com apoio do Sebrae, na orientação e formalização dos microempreendedores individuais (MEI).

Houve, ainda, atendimentos voltados ao Outubro Rosa, com a Carreta do Amor, da Secretaria de Políticas para Mulheres, em parceria com o Hospital do Amor e a Secretaria de Saúde. Foram realizadas ações preventivas e de atendimentos especializados, de psicólogo e assistente social, com a intenção de coletar informações e combater a violência contra a mulher.

Os serviços de cidadania continuarão no município após o aniversário da cidade, com a disponibilidade em tempo integral da unidade móvel do Superfácil.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!