Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Oficina sobre doenças crônicas terá representante do Ministério da Saúde

A oficina será um dos pontos de partida para a elaboração dos planos de ação municipais e, posteriormente, o plano estadual.

Por Redação
14/04/2016 15h29
A representante do Ministério da Saúde (MS), Regiane Soares, é uma das convidadas para a oficina de consolidação dos Planos Municipais de Saúde da Rede de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, nesta sexta-feira (15), na sede da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS).

A oficina será um dos pontos de partida para a elaboração dos planos de ação municipais e, posteriormente, o plano estadual. Também serão debatidas estratégias de curto, médio e longo prazo. Pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), quem participa da oficina e a coordenadora estadual de Doenças Crônicas, Fadiane Soares.

 

Definição

De acordo com o Ministério da Saúde, as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são doenças multifatoriais que se desenvolvem no decorrer da vida e são de longa duração. São consideradas um sério problema de saúde pública e responsáveis por mais de 60% das mortes no mundo, segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS). Entre as mais conhecidas estão: doenças cardiovasculares, renais e respiratórias, diabetes e câncer.

As DCNT são resultado de diversos fatores, determinantes sociais e condicionantes, além de fatores de risco individuais como tabagismo, consumo nocivo de álcool, inatividade física e alimentação não saudável.

O evento acontece das 8h até às 18h, na sede da CVS, localizada na avenida Almirante Barroso, entre as ruas Leopoldo Machado e Hamilton Silva, no centro de Macapá.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!