Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Programa Mais Visão prepara campanha para comunidades indígenas de Oiapoque

Estimativa é atender, a partir do dia 4 de novembro, mais de 1,3 mil pessoas das aldeias Cumenê, Manga e Cumarumã

Por Da Redação
03/11/2021 17h20

Pelo menos 1367 indígenas das comunidades Cumenê, Manga e Cumarumã passarão por triagem oftalmológica

A partir da quinta-feira, 4, o programa Mais Visão oferece as triagens a cerca de 1,3 mil indígenas das aldeias Cumenê, Manga e Cumarumã, em Oiapoque. No mês de outubro, moradores da sede do município tiveram acesso à estrutura que oferta os serviços. 

Pessoas com idade igual ou superior a 40 anos terão prioridade nos atendimentos, que devem resultar em procedimentos cirúrgicos oftalmológicos a serem realizados a partir de dezembro. Independente do público prioritário, a equipe técnica da Mais Visão atenderá demandas espontâneas.

As cirurgias de catarata e pterígio acontecerão em cada um dos polos indígenas, com auxílio técnico do Núcleo de Saúde do Indígena (Nesi) da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) e do Distrito Sanitário Especial Indígena (Disei). Uma estrutura com sala cirúrgica equipada, além de espaços para exames e consultas pré e pós-operatórias irão assegurar a qualidade do bom atendimento aos pacientes.

Segundo o superintendente de ação em saúde, Wenderson Leite, as ações voltadas aos povos indígenas são fundamentais para o cumprimento dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Estamos levando estes serviços para uma população que tem dificuldade para chegar ou sair do local. A saúde ocular é fundamental para a manutenção do bem-estar como um todo. Esperamos contribuir significativamente na promoção da saúde dos moradores dessas comunidades”, completou o superintendente.                               

Os casos que necessitarem de acompanhamento ou avaliação de retinólogo e glaucomatólogo serão encaminhadas para o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos), sede do programa Mais Visão, em Macapá.

Cronograma de triagem

O quantitativo de pacientes de cada comunidade indígena foi contabilizado em parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena (Disei) e Núcleo de Saúde do Indígena (Nesi).

  • Cumenê

São 260 pacientes acima de 40 anos

Datas de triagens: 04, 05 e 06 de novembro

  • Manga

São 702 pacientes acima de 40 anos

Datas de triagens: 10, 11, 12, 13, 14 e 15 de novembro

  • Cumarumã

São 405 pacientes acima de 40 anos

Datas de triagens: 26, 27 e 28 de novembro

Mais Visão
O programa é realizado pelo Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos), e conta com recursos destinados pelo senador Davi Alcolumbre e Tesouro Estadual. Em 1 ano e 2 meses, o Mais Visão já realizou 232.738 atendimentos, entre consultas, cirurgias e acompanhamento pós-cirúrgico.

O programa descentralizou os atendimentos e, além de Macapá, já levou ações de saúde ao município de Santana, Mazagão, Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Amapá, Calçoene e atualmente está em Oiapoque.

 

Acesso ao serviço


Todos os contatos disponibilizados são para atendimento via WhatsApp. A orientação do serviço de oftalmologia é que toda a documentação necessária seja enviada e o usuário aguarde a vez, pois as mensagens são respondidas por ordem de recebimento. Se várias mensagens forem enviadas em dias alternados, o usuário do serviço vai parar no final da fila.

Os documentos necessários para atendimento são cartão do SUS e documento de identificação oficial com foto. Os pacientes com idade inferior a 55 anos necessitam de laudo médico.

  • Cirurgias de catarata em Macapá: (96) 98116-0978
  • Cirurgias de pterígio em Macapá: (96) 99195-2036
  • Cirurgias de catara e pterígio em Laranjal do Jari: (96) 99119-0429
  • Cirurgias de catara e pterígio em Oiapoque: (96) 99185-7813

Caso o paciente não tenha a possibilidade de manter comunicação via Whatsapp, é possível marcar os procedimentos presencialmente no setor de oftalmologia do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), localizado na Avenida Fab, 69, centro.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!