Governo do Amapá reúne projetos do Estado para 2022 em portfólio digital
Trabalho traz 49 propostas prioritárias para o Amapá e, pela primeira vez, será apresentado aos parlamentares em uma plataforma virtual.
A novidade tornará mais moderno e dinâmico o portfólio elaborado pelo Estado para captação de recursos e destinação de emendas parlamentares.
O Governo do Amapá reúne 49 projetos prioritários para o Estado em um portfólio que será apresentado aos parlamentares da bancada federal em uma plataforma totalmente digital. Pela primeira vez, os deputados e senadores poderão acessar as propostas por meio de QR Code.
A novidade tornará mais moderno e dinâmico o portfólio elaborado pelo Estado para captação de recursos e destinação de emendas parlamentares do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2022.
O governador, Waldez Góes, tratou nesta sexta-feira, 5, da finalização do portfólio, que traz 49 projetos dos eixos Econômico, Social, Defesa Social, além da prestação de contas dos recursos viabilizados pela bancada federal amapaense e executados pelo Estado.
O portfólio ficará disponível publicamente. Após a apresentação aos parlamentares e aprovação dos projetos na PLOA de 2022, as propostas selecionadas serão cadastrados na Plataforma +Brasil para a execução.
Para Waldez, o diálogo e a articulação entre Governo e Parlamento torna possível a construção de um Estado Forte.
“O constante diálogo e a articulação governamental têm propiciado ao Amapá grandes avanços ao cumprimento de objetivos e metas das políticas públicas em nosso planejamento de médio prazo. Reconhecer a contribuição que cada parlamentar nosso tem exercido para que possamos cumprir, é ter confiança de que construiremos um Estado Forte”, disse o governador.
As proposições do portfólio foram construídas de acordo com programas estratégicos traçados no Plano Plurianual (PPA) 2020-2023, além da observância ao PPA Federal, à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e à PLOA.
A gerente de Captação de Recursos da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), Marilene Nascimento, explica que o diferencial é a modernidade do portfólio, que poderá ser usado de forma dinâmica.
“Este ano, nós elencamos 49 projetos prioritários dentro dos diversos eixos estratégicos, com foco no desenvolvimento social. O diferencial deste ano é que o portfólio é totalmente digital, moderno e dinâmico. Além de acrescentar novos projetos para os parlamentares, também estamos prestando contas de alguns recursos que foram alocados no estado”, disse.
Conheça os eixos:
Os 49 projetos compreendem todas as áreas relacionadas à administração pública direta e indireta. Os três eixos são os seguintes:
Social - compreende os setores da Educação; Saúde; Assistência Social; Cultura; Esporte e Lazer; Direitos do Cidadão; Política para as Mulheres; Juventude, Afrodescendentes e Indígenas.
Defesa Social - contempla os setores da Justiça e Segurança Pública, Policiamento Militar Ostensivo; Sinistros; Defesa do Consumidor; Administração Penitenciária; Defesa Civil; Polícia Civil e Polícia Técnica.
Econômico - compreende as áreas voltadas para o desenvolvimento econômico, como: Desenvolvimento Rural; Produção de Alimentos; Pesca; Produção Florestal; Produção Mineral; Ciência; Ensino Superior; Tecnologia e Inovação; Normas e Regulação; Meio Ambiente; Ordenamento Territorial; Defesa Agropecuária; Incentivos Fiscais; Negócios; Indústria, Comércio e Serviços.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!