Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

COP-26: Amapá assina mais um acordo com organização internacional para financiamento do combate às mudanças climáticas

  Amapá e demais Estados que integram a coalizão Under2 pactuaram ações de curto prazo para alcançar as metas do Acordo de Paris até 2030.

Por Redação
08/11/2021 18h35

A reunião ocorreu durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-26).

O Governo do Amapá assinou, junto a outros governos estaduais, regionais e municipais, um Memorando de Entendimento (MoU) que demonstra o compromisso dos estados-membros no combate às mudanças climáticas nas próximas décadas. A pactuação aconteceu no domingo, 7, da Assembleia-Geral da Coalizão Under2, iniciativa global de Estados subnacionais criada em 2015, com o Acordo de Paris.

A entidade é composta por mais de 200 governos regionais, estaduais e municipais, representando cerca de 2 bilhões de pessoas e 50% da economia mundial. Desde 2019, o Amapá é membro desta comunidade, que reúne e facilita negociações e investimentos em economias verdes.

SAIBA MAIS: COP-26: Estado reúne com líderes e entidades internacionais para atrair investimentos ao Amapá

A reunião ocorreu durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-26) em Glasgow, na Escócia, onde os estados e províncias integrantes da Under2 apresentaram planos de ação e combate às mudanças climáticas.

VEJA TAMBÉM: COP-26: Amapá assina acordo com coalizão internacional para financiamento em redução de carbono

Para a secretária de Meio Ambiente (Sema), Josiane Ferreira, a Assembléia é uma oportunidade para o reconhecimento das políticas que tornam o Amapá um dos estados mais preservados do planeta, em consonância com o desenvolvimento humano sustentável.

“É uma oportunidade para que os estados sejam ouvidos e apresentem o que tem sido implementado, em termos de lei e governança regional. Para o Amapá, mostramos os resultados de monitoramento científico dos recursos naturais, implantação de cadeias produtivas sustentáveis e os potenciais que fazem do Amapá estratégico para a segurança climática do planeta”, explicou Ferreira.

Cooperação Global

Além do Amapá, mais de 60 outros governos estaduais, regionais e municipais reafirmaram o compromisso no combate à crise climática provocada pelo aquecimento global, pactuando ações integradas até 2030.
 
Na reunião da COP-26, os membros da Coalizão Under2, da Aliança Climática dos EUA e do C40 - grupo de grandes cidades para a liderança climática - delinearam ações de curto prazo para alcançar as metas do Acordo de Paris, em especial, barrar o aumento da temperatura média do planeta para níveis abaixo de 2ºC.
 
São medidas baseadas em gestão sobre geração de energia limpa; descarbonização da economia; infraestrutura de transportes; agricultura e uso da terra; desenvolvimento científico e tecnológico; comunicação e divulgação pública sobre mudanças climáticas; redução de poluentes atmosféricos como carbono negro e metano e; monitoramento e colaboração financeira para o financiamento das ações de defesa climática.
 
Confira o Memorando de Entendimento (MoU) na íntegra aqui.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!