Semana Global de Empreendedorismo alcança mais de 2 mil jovens da zona norte de Macapá
Bolsistas do Amapá Jovem receberam capacitações em áreas como relações humanas, comunicação, marketing, empreendedorismo digital e profissões do futuro.
A inciativa é uma parceria entre governo e Sebrae, e aconteceu na quadra da Escola Antônio Munhoz, localizada no conjunto Macapaba
O Programa Amapá Jovem, do Governo do Estado, encerrou nesta sexta-feira, 12, a Semana Global de Empreendedorismo voltada a mais de 2 mil bolsistas da zona norte de Macapá. Eles tiveram acesso a oficinas profissionalizantes em áreas como relações humanas, comunicação, marketing, empreendedorismo digital e profissões do futuro.
A iniciativa é uma parceria entre Governo do Estado e Sebrae e busca gerar oportunidades aos jovens que vivem em vulnerabilidade social e despertar neles a liderança por meio do incentivo ao empreendedorismo por meio de mecanismos tecnológicos.
Para a bolsista Rayane Ladislau, 27 anos, que mora no Conjunto Macapaba, o Amapá Jovem é uma oportunidade para adquirir mais conhecimentos e para exercer seu protagonismo enquanto jovem. Bastante dedicada ao vestibular, ela acorda às 3h da manhã para estudar, pois sonha em se tornar uma advogada.
“A bolsa tem me ajudado muito a comprar meus materiais de estudo, porém, mais que o apoio financeiro, aqui estou adquirindo aperfeiçoamentos que estão me preparando para o futuro. Hoje, aprendi que o empreendedorismo, principalmente na era digital, é uma alternativa que abrange todas as profissões, e que esse universo tem espaço para todo mundo: só precisamos nos dedicar e sair da nossa zona de conforto”, descreveu Rayanne.
De acordo com a coordenadora do Amapá Jovem de Macapá, Juliane Pimentel, parcerias como essas fortalecem cada vez a cultura empreendedora entre os jovens, sempre conectado e os incentivando a buscar novos desafios e fazer o diferencial em sua comunidade.
“A maior parte de nossos bolsistas não tem condições de realizar cursos profissionalizantes, então, dentro do programa, procuramos promover ações como essas para que, no mercado de trabalho, ele possa concorrer a vagas de emprego dentro do mesmo patamar de pessoas que têm a oportunidade de pagar por esses cursos”, frisou Juliane.
A coordenadora ainda enfatizou que o empreendedorismo digital é uma temática bastante trabalhada dentro dos polos, pois, mesmo que o jovem não consiga um trabalho formal dentro de uma empresa, ele precisa está ciente que empreender é um excelente alternativa e um espaço que está em constante crescimento.
Todas as capacitações foram ministradas pelo Sebrae, ao final dos cursos, os jovens recebem certificados.
Jornada Empreendedora
Nos dias 16, 17 e 18 de novembro, acontece a Jornada Empreendedora, uma parceria entre Governo e Sebrae voltada para 1.500 bolsistas de Macapá, Santana e Mazagão.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!