Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Profissionais dos 16 municípios alinham estratégias de organização das redes de atenção à saúde

Oficina deverá organizar o fluxo de transferência de pacientes entre as unidades de baixa, média e alta complexidade.

Por Redação
23/11/2021 20h00

Oficina ouviu servidores que trabalham diretamente na assistência ao paciente.

Iniciou nesta terça-feira, 23, a 1ª Oficina de Alinhamento para Elaboração do Plano de Intervenção das Redes de Atenção à Saúde no Amapá, que reúne profissionais dos 16 municípios do Amapá.

O objetivo é discutir, junto aos representantes, a organização das redes de atenção materno-infantil, urgência e emergência e pacientes crônicos e a transferência de pacientes entre as unidades de baixa, média e alta complexidade.

Durante a oficina, que acontecerá até a quarta-feira, 24, será feito um diagnóstico das redes de atenção que trabalham diretamente na assistência à população, e a partir dele elaborar um plano de ação definido para cada uma das três regiões do estado (norte, central e sudoeste).

O plano, que tem previsão de implantação de um ano, deverá regulamentar a transferência de pacientes entre as unidades para melhor organização do fluxo e estabelecer quais casos deverão ser priorizados.

A técnica em enfermagem do município de Oiapoque, Patrícia Leite, ressaltou que a implementação de um fluxo de transferência de pacientes trará um grande avanço e melhorias para os pacientes.

“Trabalharemos a educação em saúde para evitar transferências desnecessárias de casos que poderiam ser resolvidos no próprio município. Esse contato com a regulação vai fazer com que possamos trabalhar de forma interligada e diante de um caso em que seja necessário transferir o paciente ele já chegue na unidade com o leito garantido”, explicou.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: