Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Defenap registra mais de 1.2 mil atendimentos a idosos desde o início de 2016

O setor, que é um órgão independente, tem como objetivo atender demandas que prestem assistências jurídicas, visitações hospitalares e domiciliares.

Por Redação
22/06/2016 11h33
Criado para oferecer atendimento qualificado e judicial à pessoa idosa vítima de discriminação ou violência, o Núcleo de Defesa e Proteção dos Direitos da Pessoa Idosa, vinculado à Defensoria Pública do Estado (Defenap), registrou mais de 1.200 atendimentos desde sua criação, em Janeiro de 2016. O setor, que é um órgão independente, tem como objetivo atender demandas que prestem assistências jurídicas, visitações hospitalares e domiciliares, audiências administrativas com as famílias e auxílios aos idosos de todos os municípios do Amapá.

A defensora pública Lúcia Andrade, que coordenada o núcleo, destacou a importância do setor para pessoa idosa que combate à violência doméstica, o abandono, trabalho escravo e até abusos sexuais contra esse público. Segundo ela, com a criação do núcleo especifico, os idosos passaram a receber mais assistência e apoio por parte da Defenap.

"Antigamente a pessoa idosa era atendida dentro da Defensoria dos Direitos Difusos, onde abrangia os setores da família, idosos e violência contra criança e mulher, e com o desmembramento desses setores, passamos a valorizar ainda mais as causas dos idosos; isso é um ganho muito grande para essas pessoas que já contribuíram muito para vida de todos nós", contou.

Os atendimentos podem ser realizados no próprio prédio da Defenap ou através das redes sociais por um aplicativo de mensagem que pode ser acessado pelo número (96) 99165-0760. De acordo com a coordenadora, a decisão de também utilizar as facilidades da internet foi tomada para afinar o contato entre essas pessoas que precisam de ajuda dos órgãos públicos de defesa.

“A Constituição diz que os idosos têm somente direitos e não deveres; e ao longo desses meses percebemos uma grande quantidade de descasos e o que mais impressiona é que esse abandono, às vezes, vem de dentro da própria família. Mas essa realidade tem mudado com a assistência do núcleo para com esses idosos”, destacou.

Para o defensor geral do Estado, Horácio Magalhães, os crimes e a violência contra a pessoa idosa têm aumentado em todos os Estados e o Amapá tem prestado toda atenção jurídica para o idoso com trabalho voltado para conciliação e mediação.

“Os atendimentos são padronizados; através das audiências administrativas nossos defensores conseguem solucionar os problemas sem a necessidade de levamos os casos para judicialização. Isso mostra a competência e o compromisso de um órgão que garante os direitos de todos os cidadãos”, finalizou.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!