'Nosso objetivo é conquistar novos voluntários e compartilhar esperança', disse a diretora do Hemoap
A ação ocorreu no Macapá Shopping com a finalidade de incentivar a doação de sangue e medula óssea.
O cadastro no banco de doadores de medula óssea é feito na recepção da unidade e as doações de sangue podem ser realizadas por comparecimento espontâneo.Foto: Karla Santos/ SESA
O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) promoveu, nesta sexta-feira, 17, no Macapá Shopping, uma mobilização voltada a conscientização do público sobre a importância de ser doador de medula óssea e de doar sangue. Na ação, pessoas foram cadastradas no Banco De Doadores De Medula Óssea(Redome), com a finalidade de se tornarem doadores.
A mobilização faz parte da campanha “Neste Natal, dê o seu melhor presente: cadastre-se como doador de medula óssea e doe sangue” e também foi comemorativa a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, que iniciou dia 14 de dezembro e termina na terça-feira, 21.
A diretora do Hemoap, Ruimarisa Martins, afirma que as ações realizadas no shopping são propícias para mobilizar doadores voluntários, principalmente no período de festas de fim de ano, quando o hemocentro apresenta queda no cadastro de medula óssea e nas doações de sangue.
“Com a alta rotatividade de transeuntes, nós conseguimos orientar uma grande quantidade de pessoas que podem repassar as informações dentro da comunidade. Nosso objetivo é conscientizar, disseminar informações, conquistar novos doares voluntários e através das doações compartilhar esperança”, disse a diretora.
Os frequentadores do shopping receberam, além de orientações sobre doação de sangue, informações relacionadas ao Redome, e isso chamou atenção da universitária Suzana Silva, de 24 anos, que estava passeando pelo shopping. Para a jovem, é importante fazer parte de uma corrente que pode ajudar a salvar vidas.
"Acho que essas ações, como a doação de sangue e o cadastro no banco de doadores de medula óssea, são atos simples que podem mudar a vida das pessoas. Eu fico muito grata em poder ajuda", completou
Doadores Amapaenses
No Amapá, somente 32 mil pessoas estão cadastradas no sistema de doação de medula óssea, ainda é um número baixo relacionado a população adulta amapaense. Quanto mais cidadãos envolvidos, maiores as chances de compatibilidade, pois a possibilidade de um dador ser compatível com um receptor é de uma para 100 mil.
Caso haja compatibilidade com alguém de fora do estado ou do país, o Governo Federal custeia a viagem do doador e de um acompanhante.
Critérios para doação de medula óssea e doação de sangue
Para ser apto a doação de medula óssea, é preciso ter entre 18 e 35 anos de idade; estar em bom estado geral de saúde; não ter doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.
Já para doar sangue, é necessário pesar acima de 50 kg; ter idade entre 16 e 69 anos; estar em boas condições de saúde; não ter testado positivo para Covid-19 nos últimos 30 dias e não ter apresentado sinais ou sintomas de gripes nos últimos 14 dias.
É indispensável estar descansado e bem alimentado antes de realizar a doação. Os intervalos de tempo para doação de sangue são de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.
O hemocentro do Amapá é responsável por abastecer todas as unidades hospitalares públicas e particulares do estado, por isso, é fundamental manter o estoque adequado para todas as tipagens sanguíneas.
Acesso ao serviço
O Hemoap fica na avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a rua Jovino Dinoá. O funcionamento é pela manhã, entre 7h30 e 12h30.
O cadastro no banco de doadores de medula óssea é feito na recepção da unidade e as doações de sangue podem ser realizadas por comparecimento espontâneo ou solicitadas através de agendamento via WhatsApp (96) 98811-0200.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!