Governo do Amapá define funcionamento das unidades hospitalares durante o fim de ano
As principais unidades trabalham na metodologia de plantão e sobreaviso, caso haja aumento de demandas por atendimento.
É importante que situações de menor gravidade passem pelos cuidados de saúde em UBS e UPA.
Com o intuito de assegurar os serviços de saúde e certificar a assistência médica para a população ao longo das festas de fim de ano, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) delineou o esquema de atendimentos nas unidades hospitalares que atuam no serviço de urgência e emergência e demais centros de saúde.
Hospital de Emergência (HE) – A unidade de urgência e emergência terá revezamento de 12 médicos por dia, a cada 4 horas, para atender ambulatórios, porta de entrada de trauma e clínico. O reforço também é válido para a equipe multiprofissional e de serviços gerais, como limpeza e manutenção, por exemplo. O regime de sobreaviso de especialidades será mantido nas escalas.
O diretor do HE, Denis Macedo, reforça a importância da população buscar, inicialmente, o atendimento em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA).
“O HE normalmente já lida com uma alta demanda de casos, mas durante o período de festas de fim de ano, o quantitativo aumenta. É importante que situações de menor gravidade, como cortes e desmaios, por exemplo, passem pelos cuidados de saúde primários para dar maior celeridade ao serviço”, adverte o gestor.
Hospital Estadual de Santana (HES) – No município de Santana, a unidade referência no atendimento de traumas, pelo Pronto Socorro, atuará com médicos plantonistas em cada turno. Enfermeiros e técnicos em enfermagem estão inclusos na equipe multiprofissional para a assistência em casos de urgência e emergência. A equipe da maternidade estará pronta para partos naturais e cesáreas. Os profissionais do hospital estão de sobreaviso.
Hospital Estadual de Laranjal do Jari (Helaja) – No município ao sul do Amapá, a principal unidade de saúde mantém reforço de 20% da equipe de enfermagem e de técnicos em enfermagem no período matutino, vespertino e noturno (incluindo madrugada). Os médicos atuam no suporte ao atendimento de urgência e emergência durante este período de fim de ano, sendo: um clínico geral, um obstetra, um pediatra, um ortopedista, um cirurgião e um anestesista.
Hospital Estadual de Oiapoque (HEO) – O plantão de fim de ano conta com dois médicos clínico geral, um obstetra, um anestesista e equipe de enfermeiros e técnicos em enfermagem que atuarão em regime de escala.
Outras unidades de atendimento à saúde:
Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) - A unidade funciona em horário normal para o público, inclusive nos dias 25 e 31, atendendo demandas espontâneas e agendamentos, das 7h30 às 12h30.
Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT) – A equipe atenderá somente agendamentos, durante o período de fim de ano. Nos dias 25 e 31, não haverá expediente. Os atendimentos em expediente normal retornam na 1° semana de janeiro de 2022.
Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cerpis) - O funcionamento durante a reta final do ano está acontecendo das 8h às 11h e das 14h às 16h30, para atendimentos agendados, com marcações de procedimentos por 30 senhas distribuídas, das 8h às 11h. Nos dias 25 e 31, não haverá expediente. Os atendimentos em expediente normal retornam na 1° semana de janeiro de 2022.
Centro de Reabilitação do Amapá (Creap) – A unidade funciona de segunda a sexta-feira, exceto dias feriados, facultados, sábados e domingos. Para realizar o cadastro, o paciente deve comparecer à unidade das 8h às 17h. Os atendimentos para procedimentos de fisioterapia, terapeuta, fonoaudiologia, psicólogos, médicos serão realizados após agendamento. Nos dias 25 e 31 não haverá expediente.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!