Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Professores e alunos são incentivados a participar de Olimpíada de Língua Portuguesa

O programa que está na sua quinta edição envolve educadores do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio

Por Redação
12/04/2016 15h34
 

Professores que vão atuar na aplicação do Programa Olimpíada de Língua Portuguesa estão recebendo capacitação oferecida pelo Núcleo de Formação Continuada (Nufoc), da Secretaria de Estado da Educação (Seed). O programa que está na sua quinta edição envolve educadores do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

A capacitação foca o tema do concurso “O lugar onde vivo”, que serve de incentivo aos alunos a estreitarem vínculos com a comunidade e aprofundarem o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento da cidadania.

O treinamento teve início na segunda-feira, 11, e vai até hoje, 12, na Escola Estadual Maria Ivone de Menezes, envolvendo profissionais de 16 escolas da zona sul de Macapá. Na quarta-feira, 13, a capacitação será na Escola Estadual Augusto dos Anjos. A expectativa dos organizadores é que, até o final de maio, os professores tenham recebido a formação. “A capitação está sendo realizada em parceria com todas as secretarias municipais de Educação. O concurso é uma estratégia que permite a mobilização das escolas em várias frentes de trabalho, visando a melhoria da qualidade de ensino e o estímulo à aprendizagem”, afirmou Aline Salvador, coordenadora estadual das Olimpíadas de Língua Portuguesa.

Professores e alunos, que quiserem participar do concurso, podem fazer suas inscrições no site www.escrevendoofuturo.org.br/concurso, até o dia 30 de abril.

 

Sobre o concurso

O concurso Olimpíadas de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma competição nacional de produção de textos para alunos e professores de escolas públicas. O Amapá teve sua maior premiação em 2012, com medalha de ouro, na categoria artigo de opinião com representantes da Escola Estadual Rivanda de Nazaré da Silva Guimarães. O evento é realizado a cada dois anos e o Estado tem participação desde 2008, quando aderiu ao programa.

 

Seleção e premiação

A avaliação dos textos começa pela comissão escolar que fará a seleção das melhores produções no período de 10 a 19 de agosto. Em seguida, ocorrem as etapas municipal e estadual.

Para a final da olimpíada, programada para acontecer no mês de dezembro, em Brasília (DF), serão selecionados 152 textos, sendo 38 de cada gênero. Os finalistas receberão medalha de prata, tablet e R$ 350,00 em vale para a compra de livros.

No dia 2 de dezembro acontecerá a cerimônia de premiação, na qual serão revelados os 20 ganhadores, sendo cinco de cada categoria que, além da medalha de ouro, levarão para casa um notebook e uma impressora.

As escolas dos vencedores serão contempladas com laboratórios de informática compostos por dez computadores e uma impressora; projetor, telão e livros para a biblioteca.

 

Categorias

Poema: 5º e 6º anos do ensino fundamental

Memórias Literárias: 7º e 8º anos do ensino fundamental

Crônica: 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio

Artigo de Opinião: 2º e 3º anos do ensino médio.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!