Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Força-tarefa continua trabalhando para restabelecer a normalidade nos municípios atingidos

O problema foi maior em alguns pontos de Macapá e Santana por conta da queda de árvores e postes.

Por Redação
25/06/2016 11h06

De acordo com a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (COBRADE), que reúne informações para direcionar a atuação da Coordenaria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), foi um vendaval que atingiu as cidades de Macapá, Santana, Mazagão e Laranjal do Jari, na tarde da última quinta-feira, 23.

O vendaval que iniciou por volta das 15 horas, provocou quedas de árvores, postes, antenas, outdoores, muros e paredes, destelhamento de casas e escolas, entre outros danos materiais, como, por exemplo, dezenas de automóveis atingidos principalmente pelas árvores que foram derrubadas pelo forte vento que foi de 74km/h, e em certos pontos atingiu 100km/h de velocidade.

O vendaval ainda causou prolongada interrupção no fornecimento de energia elétrica. A ventania danificou alguns transformadores e rompeu cabos elétricos, o que provocou  graves danos ao sistema de distribuição de energia. O problema foi maior em alguns pontos de Macapá e Santana por conta da queda de árvores e postes.

A força-tarefa formada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBMAP), CEDEC, Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (COMDEC) e Secretarias Municipais, continua atuando. Os órgãos estão prestando apoio aos atingidos, promovendo a desobstrução de ruas e avenidas, além de trabalhar na reativação do fornecimento de energia.

Segundo a assessoria de comunicação da CEA cerca de 6.000 imóveis ainda estão sem energia e, a previsão é que a normalização completa ocorra neste sábado, 25. Todas as equipes continuam trabalhando, sendo prioridade o atendimento de ocorrências com maior número de clientes atingidos.

"Pelo andamento do trabalho realizado ontem e hoje e o número de ocorrências já atendidas pela força-tarefa, acreditamos que a partir de domingo a preocupação se voltará para os prejuízos materiais dos atingidos pelo vendaval. Nós trabalhamos muito para garantir a normalização do tráfego de veículos e o atendimento rápido às vítimas que tiveram imóveis e automóveis atingidos por árvores", concluiu o subcomandante Geral do CBMAP, coronel Wagner Coelho.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!