Amapá lidera lista com o maior percentual de empresas abertas
Aumento foi de 41% em relação a 2020, totalizando 8.851 novos negócios.
Em dados divulgados no boletim do Mapa de Empresas, ferramenta do Ministério da Economia, o Amapá é o estado com maior crescimento percentual de empresas abertas no Brasil em 2021.
Os índices são resultado das medidas adotadas pelo Governo do Amapá de incentivo ao empreendedorismo, que fizeram com que o Estado liderasse a lista, com 8.851 novos negócios, 41% a mais que as 6.277 abertas no ano anterior, 2020.
Em 2021, foram desenvolvidas ações voltadas para a qualificação empreendedora como o Jovem Descolado, Programa de Produção Integrada e Programa Minha Primeira Empresa, que integra o Amapá Mais Forte e na última edição ofertou 100 vagas para qualificação e financiamento de novos empreendimentos.
Tudo isto, fortalece a economia e o empreendedorismo. No Jovem Descolado, 280 jovens passaram por qualificação profissional, incentivando o empreendedorismo jovem.
“O Governo do Amapá adotou em diversas áreas do governo, ações voltadas para qualificação empreendedora, feitas em parcerias com diversas instituições, como Sebrae e Embrapa. Foram mais de 600 pessoas qualificadas. Isso somado aos esforços da Junta Comercial resultam no crescimento do setor no Amapá”, disse o presidente da Agência Amapá de Desenvolvimento Econômico, Antônio Teles Júnior.
A simplificação para abertura de empresas foi outro fator que contribuiu para o crescimento.
O Amapá aderiu à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM), um sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário, reduzindo o tempo para a obtenção de um novo CNPJ.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!