Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Mobilidade e Inclusão: Governo institui vale-transporte para o Amapá Jovem

Cerca de 10,7 mil jovens serão atendidos nos municípios de Macapá e Santana. Investimento do Estado soma R$ 5 milhões.

Por Redação
15/02/2022 14h55

Benefício contribuirá para a permanência nas atividades e capacitações do Programa.

A principal política pública do Governo do Estado para a juventude segue sendo fortalecida e ampliada. Nesta terça-feira, 15, o governador do Amapá, Waldez Góes, assinou o decreto que altera a regulamentação do Programa Amapá Jovem e garante o vale-transporte aos participantes.

Serão cerca 10,7 mil participantes atendidos nos municípios de Macapá e Santana, inicialmente, e os recursos para o novo benefício associado ao Programa, somam R$ 5 milhões do Tesouro Estadual, que irá contribuir para a permanência dos jovens em situação de vulnerabilidade nas atividades e capacitações.

O governador Waldez destacou, na solenidade de assinatura do decreto, as vitórias que a juventude amapaense acumula à medida que o Amapá Jovem é, igualmente, fortalecido e ampliado.

“O Amapá Jovem havia sido desmontado quando assumimos a gestão, em 2015. Retomamos o Amapá Jovem já em 2017, após uma reformulação para torná-lo ainda mais inclusivo. São mais de 20 mil jovens, entre bolsistas e monitores, atendidos por uma política pública que leva perspectiva, capacitação e inclusão para a juventude amapaense [...] Hoje, o Amapá Jovem possui credibilidade diante de importantes parceiros, do setor público, da iniciativa privada e de toda a sociedade”, frisou Góes.

SAIBA MAIS:Amapá Jovem: transformando a história da juventude amapaense

O secretário de Políticas para a Juventude, Pedro Filé, reforçou a importância do Amapá Jovem para a formação social da população jovem, em diferentes aspectos.

“O Governo segue investindo e acreditando na juventude do nosso estado, garantindo oportunidades, inclusão e incentivos para que cada um deles possa não apenas sonhar, mas realizar as melhores condições de vida, de trabalho e de convivência em sociedade e de independência que almejam”, disse o gestor.

Mobilidade para quem mais precisa
O vale-transporte associado ao Amapá Jovem é um importante benefício e tem fundamental importância, especialmente para os moradores de regiões mais distantes dos centros urbanos, que dependem do transporte público para percorrer grandes distâncias para as atividades em pólo.

É um custo que ainda pesa no bolso de muitas pessoas, segundo a coordenadora do Amapá Jovem na Ilha de Santana, Thaynara Macêdo.

“O Amapá Jovem já está plenamente instalado em muitas localidades distantes, como Bailique e Pacuí [em Macapá], Maracá [em Mazagão] e, como no meu caso, na Ilha de Santana, onde atende cerca de 600 jovens. Mesmo assim, às vezes temos cursos e oportunidades distantes dos polos instalados próximos das nossas casas. Esse vale-transporte que iremos receber é mais um estímulo para seguirmos em frente”, disse a jovem. 

VEJA TAMBÉM: Educação 4.0: estudantes da rede pública e bolsistas do Amapá Jovem terão acesso a capacitações do Programa Formadores de Inovação

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!