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Revitalização do Canal da Mendonça Júnior chega a 95% dos serviços concluídos na primeira etapa

Obra orçada em R$ 6 milhões foi dividida em sete trechos diferentes no centro de Macapá.

Por Jamylle Nogueira
25/02/2022 11h39

A primeira etapa compreende o trecho entre as ruas Azarias Neto e Independência

O Governo do Amapá segue com plano de revitalização do Canal da Mendonça Junior e a primeira etapa do projeto já tem 95% das obras concluídas. Toda estrutura contempla um ambiente modernizado e urbanizado com rampas de acesso, sinalização, postes de iluminação, lixeiras, arborização, bancos de concreto.

O projeto arquitetônico foi elaborado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) e leva em consideração a harmonização da urbanização existente na orla de Macapá. O guarda-corpo e a iluminação serão do mesmo modelo já utilizado na orla e no entorno da Fortaleza de São José de Macapá, como uma forma de manter a identidade urbanística da região.

Por causa do grande fluxo de pessoas e veículos do Centro, as intervenções foram divididas em sete etapas diferentes. A primeira fase, que está localizada no trecho entre as ruas Azarias Neto e Independência, já tem os serviços avançados por conter menor circulação de pessoas e ocupação de ambulantes.

De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura, Alcir Matos, a segunda etapa que está localizada no trecho entre as Ruas Independência e Cândido Mendes, também já estão em andamento e tem 70% dos serviços concluídos.

“Fizemos uma análise sobre os locais com menor movimentação e resolvemos adiantar os serviços do sétimo trecho que fica compreendido entre as Ruas Eliezer Levi e Odilardo Silva, uma vez que os outros locais possuem um número maior de ocupação de vendedores ambulantes, e estamos desenvolvendo um plano de remanejamento desses trabalhadores”, explica o gestor.

Serviços de revitalização

A obra está orçada em aproximadamente R$ 6 milhões, recursos do tesouro estadual. Ela iniciou em agosto do ano passado. Já foram construídas muretas com guarda corpo, degraus baixos em alvenaria para calçadas, bancos de concreto armado – semelhantes aos existentes na orla –, pintura interna e externa de toda extensão do canal.

A calçada está sendo totalmente revitalizada com a instalação de pisos tátil em sinalização através de pintura apropriada para áreas de mobilidade, rampas de acesso com adequações, conforme previsto na norma de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, urbanização com paisagismo na plantação de árvores propícias para o solo local, limpeza e retirada dos lixos de dentro do canal através de desobstrução.

Além disso, foram instalados neste trecho postes de iluminação e lixeiras.

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