Governo do Amapá revitaliza ambientes do Museu Sacaca
Reformas garantem apreço pela cultura dos povos tradicionais amapaenses.
O Museu Sacaca possui um importante circuito expositivo que promove o patrimônio cultural do Amapá, propondo o retrato e saberes de comunidades indígenas e ribeirinhas do Estado.
Contando com espaços que representam a vida dos povos das florestas, como a casa do ribeirinho e casa do castanheiro, essas ambientações fazem parte do passeio turístico e atualmente passam por revitalização.
Segundo a diretora do Museu Sacaca, Eliane Oliveira, para exposições como essas a céu aberto, é necessário realizar manutenção a cada seis meses por conta do inverno amazônico.
A gestora ressalta que um dos pontos importantes desses espaços turístico-culturais é a valorização da matéria-prima e mão de obra trazida diretamente de comunidades indígenas e ribeirinhas.
“É importante salientar que são os próprios ribeirinhos e indígenas que moram nos interiores do Amapá que vêm até o museu fazer este trabalho, além de trazer também a matéria-prima, assim, são formas de gerar renda à essas comunidades”, concluiu a diretora.
O ribeirinho Ney Braz faz parte da comunidade Nova Jerusalém da Ilha do Meio, no município de Afuá - PA. Ele trouxe para o museu, o conhecimento da técnica em montar as estruturas de cobertura em palha para os ambientes museológicos.
"Esse processo faz parte do meu dia a dia, que é cortar a palha do buçuzeiro, cobrir casas. E está sendo uma satisfação poder contribuir com o museu fazendo o meu trabalho, além de ser também uma forma de adquirir um sustento a mais a minha família", ressaltou o ribeirinho.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!