Waldez reafirma apoio na articulação junto aos municípios para adesão ao Selo Unicef
Selo Unicef é voltado para a redução das desigualdades e garantia dos direitos das crianças e adolescentes.
Governador Waldez e o especialista em Saúde, HIV e Primeira Infância do UNICEF na Amazônia, Antônio Cabral, reafirmam parceria.
Em reunião com integrantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, nesta segunda-feira, 14, o governador do Amapá, Waldez Góes, reafirmou o apoio na articulação para que os municípios façam a adesão ao Selo Unicef.
Essa estratégia é para reduzir as desigualdades, fortalecer políticas públicas municipais e garantir os direitos das crianças e adolescentes.
A adesão ao selo é espontânea. Ao aderir, o município assume o compromisso de manter a agenda das políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. Além disso, os gestores, técnicos das secretarias municipais e conselheiros de direitos dos adolescentes são qualificados para a elaboração e execução das políticas públicas, além da continuidade, mesmo após o fim de cada edição.
A metodologia aplicada ajuda o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que consta no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Também inclui, o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações.
O governador Waldez manteve o compromisso de continuar atuando para que todos os municípios participem.
“Vamos continuar com essa parceria, sensibilizar todos os gestores municipais sobre a importância dessa adesão e incentivá-los a participar desta edição”, afirmou Góes.
Na última edição, realizada no período de 2017 a 2020, com apoio do governo estadual, todos os 16 municípios amapaenses aderiram ao selo. A expectativa é de que na nova edição, todos os municípios participem novamente.
“Reafirmamos o compromisso do Unicef com o governador, que tem sido um grande articulador para adesão dos municípios ao selo, e também, nosso compromisso com as crianças e adolescentes do Amapá”, disse especialista em Saúde, HIV e Primeira Infância do UNICEF na Amazônia, Antônio Cabral.
Na edição 2021-2024, 18 estados brasileiros estão participando: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. A prioridade desta edição é reduzir os impactos na vida de crianças e adolescentes, causados na pandemia do novo coronavírus (covid-19).
Selo Unicef
O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!