Governo do Amapá capacita municípios para investigação de óbitos maternos
Formações seguem cronograma de atendimento e são executadas pela Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá.
Ferreira Gomes recebeu a formação na última semana e outros municípios devem ser atendidos.
O Governo do Amapá capacitou profissionais do município de Ferreira Gomes para a investigação de óbitos maternos. A investigação acontece com mulheres em idade fértil de 10 a 49 anos, além de computar óbitos infantis e fetais.
O trabalho é uma exigência feita pelo Ministério da Saúde para fins epidemiológicos e é essencial para identificar as principais causas dos óbitos e permitir a construção de políticas públicas sobre o tema.
A formação, promovida pelo Centro de Informações e Análises de Sistemas de Saúde da Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (CIASS/SVS), aconteceu na última semana e capacitou um médico, enfermeiro e digitador do município de Ferreira Gomes.
“Temos poucos profissionais treinados para este monitoramento, então muitos dados ficaram defasados, mas queremos mudar isso com essa capacitação, que acontece obedecendo um cronograma de atendimento aos municípios”, explica a gerente do CIASS/SVS, Diovana de Sena Alberto.
Em 2021, foram duas mortes de mulheres em idade fértil e duas mortes de crianças de até 1 ano de idade registrados no município de Ferreira Gomes. Outras ações do tipo devem acontecer em outros municípios amapaenses ainda este ano.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!