Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá monitora pontos de alagamento e antecipa estratégias em Laranjal do Jari

Equipes da Defesa Civil estão na localidade monitorando a vazão de água na barragem de Santo Antônio, o nível do rio Jari e prestando assistência aos afetados.

Por Redação
16/03/2022 20h41

 

Nesta quarta-feira,16, o governador, Waldez Góes, reuniu com o prefeito de Laranjal do Jari, Márcio Serrão, a deputada estadual, Alliny Serrão, e equipe técnica para tratar sobre o monitoramento da cheia que atinge o município de Laranjal do Jari, no sul do estado, e antecipar as estratégias de assistência às famílias que se encontram nas áreas de risco.

Equipes da Defesa Civil já estão na localidade monitorando a vazão de água na barragem de Santo Antônio e o nível do rio Jari, que segue aumentando com o período das chuvas. Na quinta, 17, novas equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual, Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims) e Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) serão enviadas à localidade para prestar ações de saúde e de assistência social às pessoas afetadas, como o envio de carros-pipa para a distribuição de água potável às famílias.

“Nosso objetivo é nos antecipar nas ações para melhor atender às comunidades e evitar maiores danos. Portanto, todas as equipes de governo estão autorizadas, em conjunto com o município, a acelerar os trabalhos”, assegurou Waldez Góes.

Neste trabalho, o Estado se mobiliza com ações de saúde voltadas a possíveis doenças relacionadas à enchente, além de serviços de assistência social. Em outra frente, a Defesa Civil Estadual já trabalha estratégias para possível remoção de pessoas nas áreas de risco e auxilia a prefeitura na articulação com a Defesa Civil Nacional para o Decreto de Estado de Emergência, que permite com maior rapidez a ajuda humanitária para a cidade.

“Esta fase inicial de levantamento e monitoramento técnico é primordial para ações futuras, no caso de agravamento e Decreto de Estado de Emergência”, adiantou o coordenador estadual de Defesa Civil, Wagner Coelho.

O prefeito Márcio ressaltou a importância do apoio do Estado na assistência para a prevenção de maiores danos.

“Trabalhar com prevenção evita desgastes. Só tenho a reconhecer a equipe do governo pelo apoio", afirmou o prefeito. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!