Governo do Amapá capacita fiscais sanitários e agentes de endemias de Tartarugalzinho em manejo do açaí
Equipes também ofertaram capacitação para batedores de açaí do município sobre a doença de Chagas.
Capacitação ocorreu no município de Tartarugalzinho com a presença de fiscais e agentes de endemias da vigilância municipal.
Na última quarta-feira, 16, as equipes do Núcleo de Vigilância Sanitária da Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (NVS/SVS-AP) capacitaram fiscais da Vigilância Sanitária e agentes de endemias do município de Tartarugalzinho. O treinamento alcançou 16 profissionais.
A capacitação dos técnicos da Vigilância focou nos processos administrativos sanitários previstos na Lei Estadual 719/2022, que dispõe sobre o Código de Saúde Estadual e regulamenta as ações envolvendo infrações sanitárias e os processos de boas práticas para a manipulação do açaí.
“É muito importante que todos os profissionais da vigilância estejam aptos a abrir o processo sanitário, que é o auto de infração, e possam ter a capacidade de dar prosseguimento ao processo, assim garantimos a qualidade do serviço que é prestado a população”, explicou o chefe da Unidade de Serviços de Saúde do Núcleo de Vigilância Sanitária da SVS, Ruan Pereira Amaral.
A equipe da Vigilância Ambiental da SVS-AP capacitou, ainda, oito batedores de açaí sobre a identificação e captura do vetor da doença de Chagas, causada pelo protozoário Trypanosoma Cruzi. Os trabalhadores foram informados da importância da higienização do produto para garantir qualidade e segurança no consumo do açaí.
“A maioria dos casos de doença de Chagas que registramos são ligados a ingestão do açaí contaminado, por isso é necessário informar a esses trabalhadores sobre a importância da higienização correta, como a catação, que permite a retirada de resíduos sólidos, e o branqueamento, que é o choque térmico capaz de eliminar a presença do triponossoma que esteja no fruto”, destacou a gerente do Núcleo de Vigilância Ambiental da SVS, Rackel Barroso.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!