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Com retorno das aulas presenciais, Programa E-paz trabalha valorização e acolhimento dos educadores

Uma das primeiras ações do programa em 2022, contemplou a Escola Estadual Tiradentes, nesta segunda, 21.

Por Bárbara Ribeiro
22/03/2022 11h30

A distribuição de flores pode ser explicada pela ligação que o ser humano tem com a natureza e como isso traz lições para o nosso cotidiano.

O retorno 100% presencial das atividades escolares pode ser confuso tanto para professores quanto para estudantes. Pensando nisso, o programa Educação para Paz (E-Paz) reuniu, nesta segunda-feira, 21, com educadores da Escola Estadual Tiradentes para um momento de acolher o profissional. Na dinâmica, houve distribuição de flores, troca de palavras e escuta entre professores. 

Para a professora Rosemar Foro, docente de Biologia, o momento ajuda a entender o que os estudantes precisam nesse retorno presencial em que tudo está igual, mas também diferente de como era antes da pandemia.

"Nosso estudante está estressado e mais ansioso. Aprendemos na prática a lidar com isso, mas acabamos absorvendo muita coisa também e compartilhar isso com meus colegas me esclarece muita coisa", explicou a professora.

A ação será contínua durante todo o ano de 2022 em várias escolas da capital ou interior. A estimativa é alcançar todos os municípios do estado esse ano.

Para uma das coordenadoras do programa E-Paz, Terezinha Araújo, o projeto ajuda a monitorar e a traçar um processo linear de diálogo dentro das escolas, fortalecendo os principais valores dentro de uma sociedade e da instituição.

"Às vezes, cometemos o erro de separar o ambiente de trabalho dos outros ambientes que rodeiam nossa vida. O correto é visualizar isso de maneira conjunta e ter a certeza de que tudo o que a gente faz dentro da escola reflete na nossa vida pessoal e vice-versa”, comentou a coordenadora.

Sobre o E-paz

O Governo do Amapá criou o programa, através da Lei nº 2.282/2018, executado pela Secretaria de Estado da Educação. A estratégia foi concebida para construir uma rede articulada de parceiros, disseminando a cultura de paz e do cuidado nas escolas, desenvolvendo competências socioemocionais, que são compreendidas como atitudes e habilidades necessárias para o enfrentamento dos desafios contemporâneos.

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