Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá capacita digitadores municipais para inserção de dados na plataforma e-SUS

Os profissionais da Vigilância em Saúde já passaram por Porto Grande e Ferreira Gomes, informando sobre as atualizações da plataforma.

Por Redação
23/03/2022 19h03

Equipes estiveram em Porto Grande e Ferreira Gomes entre os dias 22 e 23 de março para capacitar digitadores.

De 22 a 23 março, equipes do Governo do Amapá realizam visitas aos municípios para capacitação dos profissionais das Secretarias Municipais de Saúde de Porto Grande e Ferreira Gomes sobre a inserção de dados no sistema e-SUS, do Ministério da Saúde, implementado desde 2018.  A plataforma é utilizada para manter as informações da atenção primária à saúde, e também, para inclusão de informações sobre a vacinação.

Os profissionais da Vigilância em Saúde (SVS-AP) estão indo aos locais para informar os digitadores sobre as atualizações da inserção dos dados e também sobre relatórios gerados, utilização da plataforma, entre outras especificações do sistema e-SUS.

Angélica Oliveira de Lima, coordenadora da Unidade de Imunobiológicos do Amapá explica que as equipes da SVS estão preparadas para prestar auxílio aos profissionais.

“Temos muito para melhorar, mas após a capacitação, com certeza, os digitadores terão facilidade com o sistema e as inserções de dados serão mais assertivas. Assim, o estado terá a noção verdadeira das informações de cada município, para trabalhar estratégias de avanço e melhoras”, explica Angélica.

A formação é fundamental para garantir que o Estado tenha a verdadeira noção das coberturas vacinais nos municípios. Os números que o sistema recebe apresentam inconsistência com os atendimentos, por causa da inserção incorreta de dados.

Os digitadores foram contratados pelo Governo do Estado para prestar apoio aos municípios na inserção dos dados por conta das dificuldades enfrentadas pelas prefeituras. Por isso, as formações são essenciais para garantir que os novos profissionais compreendam como inserir os dados e gerar os relatórios através da plataforma.

Serviço

Os municípios podem solicitar os serviços de capacitação a SVS, por meio de requerimentos ou ofício. A visita conta com a presença de um técnico do e-SUS no Amapá e um do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), que auxilia na retirada de dúvidas e funcionamento da plataforma.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: