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Viaduto da integração: Governo inicia a construção de rota alternativa para desafogar fluxo na Duca Serra

Novo acesso está previsto para funcionar a partir do dia 11 de abril, quando será interditado o trecho da rodovia, que fica no perímetro da Faculdade Ceap.

Por Jamylle Nogueira
24/03/2022 21h28

Já estão sendo realizados serviços de limpeza, drenagem e terraplenagem na rota alternativa.

Com o avanço das obras do Viaduto da Integração, a partir do dia 11 de abril o trecho da rodovia Duca Serra, que fica no perímetro da Faculdade Ceap, será interditado até que a infraestrutura seja construída. E, para dar acesso à instituição e ao entorno do local, o Governo do Amapá está construindo uma rota alternativa que passará por dentro do bairro Alvorada, na zona oeste da capital. 

A proposta é desafogar o fluxo intenso de trânsito, já que o desvio, que passa em frente à Toca da Onça, terá duas pistas e se tornará o principal acesso para Macapá/Santana/Macapá. Na rota alternativa, já estão sendo realizados serviços de limpeza, drenagem e terraplenagem para que seja feita a pavimentação asfáltica desse novo trecho.

De acordo com o secretário de Estado dos Transportes, Benedito Conceição, o governo tem trabalhado constantemente para diminuir os transtornos na rotina da população.

“Essa rota alternativa é uma de nossas tratativas para dar continuidade à obra, e dar mais acessibilidade às pessoas que estão saindo da faculdade e terão que seguir para bairros como o Santa Rita”, frisou o gestor.

Além dessa proposta, também serão adotadas outras tratativas como a limitação do horário para veículos pesados, que terão que transitar de 22h às 6h.

Viaduto da integração


O Governo do Amapá já alcançou 50% das obras da base da fundação que vai sustentar o Viaduto da Integração. Quando concluído, o elevado vai interligar as zonas Norte e Oeste da capital, por meio das rodovias Norte-Sul e Duca Serra (AP-020).

Para construir a base, serão utilizadas 64 estacas de metal, que pesam aproximadamente 120 toneladas. Até o momento, 32 estacas já foram instaladas na pista sentido Santana/Macapá, e as escavações seguem para a pista sentido Macapá/Santana, onde serão instaladas mais 32 estacas de metal, e a base já está sendo erguida.

A previsão é de que, até o final de março, 100% das instalações de estacas estejam concluídas. Uma vez finalizada esta etapa, serão implementadas as obras de conclusão da base.

A estrutura elevada terá, ao fim da obra, quatro pistas de rolamento e outras vias de acesso à região metropolitana, com capacidade de comportar diariamente mais de 100 mil veículos.

Obra na Rodovia Norte-Sul


A obra de construção da Rodovia Norte-Sul está em andamento, com as etapas de limpeza, alargamento da via, drenagem e construção de galerias.

O projeto prevê a urbanização de sete quilômetros de extensão, com iluminação, ciclovia, passeio público e pista de cooper. Além do viaduto de ligação com a Duca Serra, um outro elevado será erguido no eixo de ligação da Norte-Sul. A obra está orçada em R$93,3 milhões, dos quais R$22 milhões foram articulados pelo senador Davi Alcolumbre junto à bancada federal do Amapá.

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