Blitz Saúde da Mulher: Governo ofertou mais de 10 mil atendimentos de saúde e cidadania em Calçoene
Ação ocorreu na Escola Municipal Nelma Sueli Barata Alves e contou com serviços do Superfácil e apoio do Amapá Jovem
A intervenção é uma forma de descentralizar os serviços e abranger os demais municípios distantes da capital.
O Governo do Estado levou mais de 10 mil atendimentos de saúde e cidadania ao município de Calçoene na ação Blitz Saúde da Mulher, que aconteceu na Escola Municipal Nelma Sueli Barata Alves, nesta sexta-feira, 25.
Entre os atendimentos de saúde, estão: coleta de PCCU, colocação de DIU, consultas ginecológicas e com clínico geral, acolhimento psicológico, ultrassonografia, exames laboratoriais, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), dispensação de medicamentos e teste para covid-19.
Já na ação de cidadania, o Superfácil emitiu 115 documentos, entre RG, CPF e cartão do SUS. Bolsistas do Programa Amapá Jovem, da Secretaria Extraordinária da Juventude (Sejuv), auxiliaram na organização da Blitz Saúde da Mulher.
“O projeto busca rastrear, determinar e prevenir as patologias femininas mais comuns. Essa intervenção é uma forma de descentralizar os serviços e abranger os demais municípios, além de executar tratamentos e fortalecer a assistência onde ela é frágil”, disse o coordenador de gestão das unidades descentralizadas, Diego Gama.
A assistente administrativa Gabriele Vilhena, de 23 anos, comemorou a possibilidade de realizar procedimentos de difícil acesso em Calçoene.
“Para fazer ultrassonografia, por exemplo, eu teria que me deslocar para outro município, mas aqui tive acesso, por isso eu acho muito importante esse tipo de campanha voltada para comunidades mais afastadas de Macapá”, destacou a jovem.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!