Comitiva de governo acompanha preparativos para a Festa de São Tiago
A duas semanas para o início da Festa de São Tiago, tradicional na vila de Mazagão Velho, a comitiva responsável pelo evento acompanha o andamento dos serviços.
Pelo menos 10 trabalhadores contratados são da localidade, atendendo as orientações do governo.
Faltando15 dias para a tradicional Festa de São Tiago, a vila de Mazagão Velho está recebendo serviços de manutenção e revitalização. A comitiva do Governo do Estado do Amapá (GEA), organizadora do evento - que ocorrerá no período de 16 a 28 deste mês - acompanhou o andamento dos trabalhos durante esta sexta-feira, 1.
Uma empresa foi contratada pelo GEA para realizar serviços de pintura, roçagem e limpeza. Pelo menos 10 trabalhadores contratados são da localidade, atendendo as orientações do governo.
Um deles é Dênis Oliveira, que devido à crise está desempregado e encontrou no serviço temporário a oportunidade para conseguir um dinheiro extra. “Aproveitei esses serviços para realizar umas diárias de pintor. Sem emprego é difícil e precisamos de oportunidades como essas”, afirmou.
A igreja, capela de São Tiago, a sede da associação, a casa de hóspedes e o balneário estão recebendo os serviços. O balneário está de cara nova, o trapiche revitalizado para receber os visitantes e, antes mesmo da festa, os frequentadores marcam presença nos fins de semana.
O secretário-adjunto das Cidades, José Carlos Marmitão, informou que os trabalhos estão adiantados. “Estamos acompanhando pessoalmente para que tudo fique pronto para a festa e reunindo com a comunidade que está participando de todo processo”.
A comunidade também está entrando no clima do festejo e acompanha atenta os trabalhos realizados. A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) também esteve no local para finalizar o cadastro dos empreendedores que receberão o microcrédito da Agência de Fomentos do Amapá (Afap). Os cheques e contratos serão entregues no dia 8.
A festa
A festa de São Tiago é uma tradição trazida da África pelas famílias de colonos portugueses, em decorrência dos conflitos político-religiosos entre portugueses (cristãos) e muçulmanos (mouros). Realizada desde 1777, na vila de Mazagão Velho, o evento consiste na encenação de um espetáculo de fé, que conta a história do guerreiro Tiago, soldado anônimo que lutou ao lado do povo de Cristo, ajudando a vencer as grandes batalhas contra os mouros.
A apresentação é realizada a céu aberto e conta com personagens épicos como, São Tiago, São Jorge, o menino Caldeirinha, o Atalaia e o chefe dos mouros e o dos cristãos. A expectativa é de que 30 mil pessoas participem do evento.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!