Amapá é exemplo nacional com projetos de reestruturação da Segurança Pública
Destaque ocorreu durante workshop realizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília, para estados e municípios.
Foram, até o momento, 15 obras estruturantes projetadas, licitadas, executadas e entregues dentro dos prazos, pelo Governo do Estado.
Os resultados do maior investimento em Segurança Pública da história do Amapá, realizados pelo Governo do Estado, foram destaque durante o 1º Workshop de Transferência de Recursos e Contratações na área de Segurança Pública, realizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em Brasília, entre os dias 29 e 31 de março.
O evento reuniu representantes de todos os estados do Brasil, para promover o debate e a troca de experiências sobre os recursos repassados pela União aos entes federativos, onde a experiência do Amapá recebeu notoriedade do palestrante José Brasil Neto, analista técnico do MJSP.
“O povo do Amapá construiu 15 prédios de Segurança Pública, 15 obras ao mesmo tempo. Todas entregues, todas executadas. Construíram quartéis de Polícia Militar, quartéis de Bombeiros, construíram quartéis marítimos, tem um píer construído”, detalhou Brasil.
Os avanços implementados pelo Estado são possíveis a partir de projetos e de gestão com alta qualidade técnica, aliados à grande capacidade de articulação, fatores que também foram destacados pelo técnico ministerial, que atua como fiscal de contratos.
“[As equipes do Amapá] se programaram, eles conseguiram convencer a Bancada [Federal] deles a investir os recursos, licitaram tudo e não tiveram problemas de execução com nenhuma dessas 15 obras. Então, com planejamento consegue-se executar uma obra, assim como comprar viatura”, finalizou Brasil Neto.
Estado Forte, Povo Seguro
O Governo do Estado realizou o maior investimento na Segurança Pública da história do Amapá, por meio do programa Estado Forte, Povo Seguro, resultado de um planejamento minucioso iniciado em 2015. Os investimentos para a completa reestruturação do setor já ultrapassam R$ 290,5 milhões.
“Fizemos a grande virada da Segurança Pública e estamos mostrando a competência do Amapá para o Brasil. São obras como novos Ciosp’s, quartéis de bombeiros e de polícia militar, nova e moderna unidade da Polícia Científica e Píer Integrado da Segurança que compõem a reestruturação da Segurança Pública”, detalhou o secretário de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), cel. Carlos Souza.
Os investimentos são resultado da parceria do Governo do Estado e da Bancada Federal, que permitiu a entrega de 300 novas viaturas, armamentos, ambulâncias, caminhões de combate ao fogo, mobílias, sistemas de rádio e comunicação, novo parque tecnológico, realização de concursos públicos e valorização dos servidores da Segurança do Amapá.
Já foram entregues também os prédios da Delegacia da Infância e Juventude, no município de Santana; Unidade de Policiamento Comunitário (UPC) Macapaba - Extensão do 2º Batalhão da Polícia Militar; Núcleo da Polícia Científica no município de Santana; Novo posto da Polícia Militar no distrito de Carnot, em Calçoene; Delegacia de Polícia Civil no município de Mazagão; Nova sede do 1º Batalhão de Polícia Militar no Conjunto São José e o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) Macapaba.
Os cidadãos podem contar, ainda, com a Nova sede do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE); Quartel do Corpo de Bombeiros Militar na Zona Oeste de Macapá; Nova sede do 6º Batalhão da Polícia Militar, na zona leste de Macapá; Ciosp da Zona Oeste, em Macapá, Grupamento Marítimo Fluvial do Corpo de Bombeiros Militar; Novo quartel do 3º Batalhão da Polícia Militar (Batalhão Ambiental); Píer Integrado da Segurança Pública, na Fazendinha, e diversas outras obras já estão em fase de conclusão e serão entregues ainda em 2022.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!