Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Abril Azul: Governo entrega Cordão de Girassol e aparelhos auditivos para crianças e adolescentes

Ação de cidadania foi coordenada pelo Creap, com apoio do Hemoap e Superfácil. Evento também contou com atividades de recreação.

Por Redação
04/04/2022 18h36

Creap atende 122 pacientes autistas entre 0 e 17 anos.

O Governo do Estado iniciou, nesta segunda-feira, 4, a entrega do Cordão de Girassol e de aparelhos auditivos para crianças e adolescentes durante ação de cidadania em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, comemorado em 2 de abril, e ao ‘Abril Azul’, mês de visibilidade do Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

O “Cordão de Girassol” é uma identificação que busca oferecer mais assistência e segurança às pessoas com deficiências ocultas, como o autismo, para que recebam atendimento humanizado e prioritário em órgãos públicos ou estabelecimentos privados, como bancos e farmácias.

Saiba como solicitar o Cordão de Girassol 

Coordenada pelo Centro de Reabilitação do Amapá (Creap), a ação incluiu atividades de pintura, massinha de modelar e brincadeiras recreativas para as crianças e adolescentes atendidas pela instituição. 

O Superfácil esteve presente realizando cadastro para emissão de carteira de identidade das crianças, para a Carteira da Pessoa com TEA, que permite que autistas de qualquer idade tenham direito à meia-entrada em cinemas, teatro, jogos de futebol, shows, entre outros eventos culturais e esportivos. 

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) ofertou o exame para determinar a tipagem sanguínea dos pacientes, informação necessária para expedir a Carteira de Pessoa com TEA.

Mais Cidadania

A dona de casa Silmara Pelaes, mãe de Nicolas, de 8 anos, aproveitou a oportunidade para tirar a Carteira de Pessoa com TEA e o Cordão de Girassol. Ela conta que o diagnóstico de autismo veio apenas esse ano para o pequeno, o que trouxe alívio na busca por respostas. Atualmente ele faz terapia com a fonoaudióloga no Creap.

“Cada pessoa tem a sua característica especial, mas o cordão veio para ajudar bastante, pois mostra para as outras pessoas uma característica do Nicolas. É uma dádiva ser mãe de autista, aprendi muito sendo mãe dele, quero que as pessoas procurem se informar melhor sobre o autismo para que o diagnóstico do Nicolas não seja só no papel, mas que a sociedade aprenda e discuta sobre o assunto”, disse Silmara. 

Na programação, o Governo entregou 14 aparelhos auditivos para crianças que estavam cadastradas no Creap. A iniciativa é fruto de uma parceria com o Ministério da Saúde (MS) por meio do Programa de Conservação Auditiva. Os equipamentos são moldados e ajustados de acordo com a necessidade do paciente e com as atividades que ele executa no seu dia a dia.

A universitária Jaqueline Soares, 27 anos, levou o filho Pedro, 9 anos, para receber os aparelhos. A criança possui diagnóstico de perda auditiva desde os 15 dias de vida e esta é a segunda vez que ganha os aparelhos no Creap.

“O aparelho auditivo melhora tudo para ele, é uma ajuda tanto para gente, como pais, e dele, para o seu bem-estar e desenvolvimento, é imprescindível para a escola, para a compreensão dele em sala de aula, e até mesmo no convívio em casa”, destacou.

A diretora do Creap, Aline Ribeiro, explicou que a ação foi feita para descentralizar os serviços de cidadania além de ofertar uma oportunidade de socialização para as crianças.

“Como centro de referência no atendimento terapêutico acompanhamos essas crianças e sabemos a importância que esses momentos têm para elas, de inclusão na sociedade. Foi uma ação para a família, para que as crianças pudessem brincar e os pais possam ser ouvidos pelos nossos profissionais e realizar essa troca de experiências que é tão importante”, ressaltou.

Atualmente, o espaço tem 122 pacientes com TEA e oferta atendimentos em terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, assistência social para crianças e adolescentes autistas. Para requerer atendimento no Creap, os pais ou responsáveis podem ir até a unidade às sexta-feiras das 8h30 às 12h tendo em mãos o laudo médico comprovando o TEA, encaminhamento médico, documento de identidade da criança, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e telefone para contato.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!