Abertura dos 20 anos da Exposição a Céu Aberto tem marabaixo, corte do bolo e exposições no Museu Sacaca
Evento segue até 8 de abril, com diversas atividades pedagógicas e culturais abertas para a comunidade.
Local está aberto para visitações das 9h às 17h, com entrada gratuita
Quem participou do primeiro dia da programação do 20º aniversário da Exposição a Céu Aberto do Museu Sacaca, nesta terça-feira, 5, pôde acompanhar a apresentação cultural com grupos de marabaixo, Verônica dos Tambores; corte do bolo; exposição de cocares indígenas; passeio no regatão; venda de artesanato; exposição de fitoterápicos; contação de história; visitação mediada nas ambientações como casa de ribeirinhos, castanheiro e casa das parteiras.
Confira a programação completa
Construída com a participação da comunidade e inaugurada em 5 de abril de 2002, a Exposição a Céu Aberto é um espaço de histórias vivas que busca promover ações museológicas de pesquisa, de preservação e de comunicação do patrimônio cultural.
A programação especial segue até sexta-feira, 8, com atrações como o Museu Vivo onde será apresentada a produção de alimentos como farinha, açaí e o agroextrativismo dos castanheiros. Também haverá contação de histórias para os pequenos e soltura dos quelônios. O objetivo é aproximar a comunidade dos estudos desenvolvidos pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa).
Segundo o Gerente do Núcleo de Museologia Paulo Anchieta, a presença da comunidade é imprescindível para fortalecer a cultura do estado.
“Nós estamos recebendo as escolas, a comunidade em geral para apreciar a nossa exposição. O museu está aqui para difundir a nossa cultura amapaense, bem como a tecnologia, pesquisa e a ciência que é produzida pelo Iepa”, conta Paulo Anchieta.
Pela primeira vez visitando o Sacaca, a estudante Letícia Souza, 12 anos, conta com alegria o passeio realizado com a Escola Estadual Quilombola Pedro Alcântara Chaves Lopes, localizada no Abacate da Pedreira, em Macapá.
“É a primeira vez que visito o museu, o passeio está sendo divertido, estou adorando ter a oportunidade de conhecer a cultura, diversidade daqui do nosso estado”, disse a estudante.
O jovem Denilson Santos, 23 anos, revela que todo mês visita o museu com a família.
“Passear no museu é uma tradição da minha família, é um espaço que nós gostamos bastante na cidade. Soubemos da programação e decidimos vir aqui hoje, pretendo aproveitar para conhecer todos os espaços”, afirma.
A exposição a Céu aberto é um espaço de histórias vivas que tem por objetivo, promover ações museológicas de pesquisa, de preservação e de comunicação do patrimônio cultural. Em suas atividades, busca valorizar o saber popular e relacioná-lo com o saber cientifico.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!