Museu Sacaca cria Cápsula do Tempo com poesias, fotos, pesquisas e projetos do Iepa para futuras gerações
Acervo será aberto em 30 anos e vai relembrar o 20º aniversário de existência da Exposição a Céu Aberto.
“Cápsula do tempo” ficará exposta na sala de leitura do Museu Sacaca
Uma das atrações que marcou o 20° aniversário da Exposição a Céu Aberto, no Museu Sacaca, foi a implantação da “Cápsula do Tempo” que armazenará os trabalhos históricos já apresentados pela exposição, como fotos, poesias, projetos e pesquisas científicas do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa). Ela será aberta daqui a 30 anos.
O acervo vai relembrar o aniversário de 20 anos de existência da Exposição a Céu Aberto. O material ficará exposto na sala de leitura do Museu Sacaca.
Na cápsula, também foram inclusos, em um pen drive, artesanato, cartão de visita dos artesãos, poesias de alunos de escolas públicas que participaram do evento e mais de trinta fotos impressas e digitais que retratam as ambientações do Museu Sacaca, dentre elas o Bosque do Açaí e todo o processo de construção das casas indígenas realizada em 2018. Os registros fotográficos foram feitos pelos próprios funcionários durante 20 anos de história.
A exposição a Céu Aberto é um espaço de histórias vivas que tem por objetivo, promover ações museológicas de pesquisa, de preservação e de comunicação do patrimônio cultural. Em suas atividades, busca valorizar o saber popular e relacioná-lo com o saber cientifico. O objetivo é aproximar a comunidade dos estudos desenvolvidos pelo Iepa.
“Agora essa cápsula faz parte do acervo do museu. Ela ficará disponível na sala de leitura e poderá ser contemplada pela comunidade. Daqui a 30 anos ela será aberta”, conta Deuzete Moreira, coordenadora pedagógica do Museu Sacaca.
Exposição a Céu Aberto
Construída com a participação da comunidade e inaugurada em 5 de abril de 2002, a Exposição a Céu Aberto é um espaço de histórias vivas que tem por objetivo, promover ações museológicas de pesquisa, de preservação e de comunicação do patrimônio cultural. Em suas atividades, busca valorizar o saber popular e relacioná-lo com o saber científico. O local busca aproximar a comunidade dos estudos desenvolvidos pelo Iepa.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!